Trânsito

Detran Goiás inova com Comunicado de Venda via aplicativo

Com investimento em tecnologia e inovação, o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás aprimora uma ferramenta para facilitar a vida do cidadão. Utilizando recursos de inteligência artificial, a validação do Comunicado de Venda de Veículos via aplicativo Detran GO ON passa a ser mais ágil e segura contra fraudes. O serviço, que pode ser feito a partir de dispositivos móveis, além de dispensar a presença física em um dos postos de atendimento da autarquia, é importante para garantir ao usuário segurança jurídica.

Com o procedimento pelo aplicativo, o Detran-GO sai na frente e amplia o rol de serviços oferecidos por sua ferramenta digital, que está disponível de forma gratuita nas principais lojas de aplicativos (Google Play e Apple Store). “O usuário só precisa fazer o login na ferramenta e seguir as instruções. É intuitivo. Preparamos um algoritmo de inteligência artificial que faz o reconhecimento da documentação enviada, via aplicativo. Isso diminuirá o tempo de validação, além de dar mais segurança ao processo”, avalia o gerente de Tecnologia do Detran-GO, Sergio Luiz Silva.

O Detran vem ampliando os serviços ofertados pelo aplicativo Detran GO ON, o que pode trazer ao cidadão a comodidade de realizar alguns procedimentos sem a necessidade de comparecer a um balcão de atendimento. A versão atualizada do aplicativo traz, além das funcionalidades já disponíveis no site e da possibilidade de se efetuar o Comunicado de Venda, opções para que os usuários possam fazer a Indicação de Real Condutor (transferência de pontuação de infrações), o Recurso de Multa e a Avaliação do Processo de CNH.

Serviços como informações de veículos, certidão de posse, consulta de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), acompanhamento processual, achados e perdidos, cartão de idoso (serviço disponível para municípios que não possuem órgão municipal de trânsito) e alteração de endereço também fazem parte do portfólio do Detran GO ON.

O aplicativo possui, também, um serviço de notificações que envia alertas aos usuários para várias situações, como vencimento de boletos de Licenciamento, IPVA e CNH; avisos quando a CNH ou CRLV está disponível para retirada e sobre o andamento de processos e infrações, por exemplo. Para ter acesso ao aplicativo, é necessário ser condutor ou proprietário de veículo cadastrado em Goiás e estar com os dados atualizados junto à autarquia.

Comunicado de Venda

Ao vender um veículo, o ex-proprietário deve comunicar a venda ao Departamento Estadual de Trânsito. A obrigação é prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e ajuda a prevenir futuras complicações ao vendedor. Sem o comunicado, quem passou o veículo adiante continua sendo o responsável pelos impostos, multas, taxas e até danos causados a terceiros. Por mês, são realizados mais de 30 mil comunicados de venda em Goiás.

O Comunicado de Venda é um procedimento gratuito que pode ser feito em qualquer unidade do Vapt Vupt ou Ciretran. Agora, o aplicativo Detran GO ON também está preparado para receber as solicitações. O interessado em fazer o Comunicado presencialmente deve procurar uma unidade de atendimento munido de documento de identificação e cópia autenticada do CRV, já preenchido e com firma reconhecida nas assinaturas do vendedor e do comprador.

Se o CTB estabelece obrigação para quem vende, também cria para quem compra. O novo proprietário tem prazo de 30 dias para fazer a transferência do veículo para seu nome, contados da data anotada no CRV. O artigo 233 do CTB preconiza que deixar de fazer o registro é falta grave, com multa de R$ 195,23 e retenção do veículo. Só em 2018, foram aplicadas 55.091 multas por atraso na transferência.

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!