Trânsito

Na Acieg, Iris propõe escalonamento de horários para diminuir rush no trânsito

Prefeito defende horários diferenciados de funcionamento do comércio, instituições educacionais e repartições públicas para melhorar mobilidade. Tema foi debatido durante reunião na sede da Acieg. Presidente da entidade, Rubens Fileti avalia que iniciativa “é fundamental para essa nova época”.

O prefeito Iris Rezende apresentou, nesta terça-feira (25/06), proposta que visa escalonar horários de funcionamento do comércio, instituições educacionais e repartições públicas tendo em vista diminuir o rush no trânsito nas primeiras horas da manhã e finais de tarde. O tema foi debatido durante reunião na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg). O diálogo entre órgãos do município e iniciativa privada reuniu secretários e empresários.

“Todos saem ao mesmo tempo para escolas e empresas, as crianças, os jovens universitários, os comerciários”, disse o prefeito durante entrevista. “Nós temos que encontrar uma maneira para dividir, uns começando mais cedo, outros indo mais tarde para que não cheguem no mesmo horário”, destaca.

O presidente da Acieg, Rubens Fileti, avaliou a proposta de maneira positiva. “É fundamental para essa nova época”, disse. “Vivemos momentos de extremo caos no trânsito e quando você tem escola, comércio e todas as atividades começando no mesmo momento, a cidade não suporta mais esse tipo de situação”, afirma. Segundo analisa, o escalonamento “é se alinhar com o que há de mais moderno no mundo inteiro. Se você vai para outros países, isso já acontece naturalmente”. Para o dirigente, “Goiânia, saindo à frente neste escalonamento, acho que daremos um passo muito grande para sustentabilidade e mobilidade na capital”.

O prefeito Iris Rezende, por sua vez, disse que “no momento em que o setor comercial adere a um projeto como esse, nós já vamos começar a experimentar a solução de um problema que é o rush em horários específicos”. Ele lembra que “até os ônibus que transportam milhares de pessoas ficam paralisados devido ao congestionamento de vias por veículos particulares”. A partir da discussão com a sociedade, um projeto será formulado para viabilizar a iniciativa.

Encontros

Sobre o diálogo aberto com empresários, o prefeito Iris Rezende lembra que, “na administração passada, nós definíamos datas para um despacho na Acieg”. Isso não ocorreu nos dois primeiros anos por que, de acordo com ele, se dedicava à tarefa do ordenamento nas finanças para atender “o que a população e o mundo empresarial esperam, que é a realização de obras imprescindíveis para a cidade”.

Iris lembra que, “lá no início, durante formulação do plano diretor, nós não queríamos chaminés na cidade de Goiânia, e acreditamos no comércio, que hoje é um dos melhores do Brasil”.  Ele ressalta que “grande parte do Centro-Oeste brasileiro vem fazer suas compras aqui”. Observa que “é o mundo empresarial, comercial que gera milhares de empregos para chefes de famílias em todas as regiões”. E lembra que, nos anos 1950 e 1960, a população só fazia compras em duas avenidas da capital, a Anhanguera e a 24 de Outubro. “Hoje, todos os bairros têm um comércio pujante”, sustenta.

O prefeito informou que, a partir de agora, “vamos contar com a assessoria da associação comercial em tudo o que ela puder oferecer em ideias, participação e realização de projetos”.  Ele avalia que gestões sem envolvimento de setores sociais, entidades e pessoas, “podem caminhar para o fracasso”. Iris conclui que “é aquilo que sempre defendi, o governo participativo. Eu credito muito o sucesso de minhas administrações no executivo justamente a esse espírito”.

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!