Fabio Mechetti se apresenta com a Orquestra Filarmônica de Goiás
Nesta quinta-feira, 21, a Orquestra Filarmônica de Goiás recebe o consagrado maestro brasileiro Fabio Mechetti. Ele conduzirá a Filarmônica em uma apresentação que reúne as obras “ O Corsário ( Abertura)”, do compositor francês Berlioz e a “Sinfonia n.4” do compositor alemão Johannes Brahms.
O concerto traz ainda a participação do jovem violoncelista Lucas Barros, que executará o Concerto para Violoncelo e Orquestra, de Schumann.
A apresentação acontece no Centro Cultural Oscar Niemeyer e tem início pontualmente às 20h30. A entrada é gratuita.
O MAESTRO
Natural de São Paulo, Fabio Mechetti foi Regente Principal da Orquestra Filarmônica da Malásia, tornando-se o primeiro regente brasileiro a ser titular de uma orquestra asiática. Também esteve à frente da Orquestra Sinfônica de Jacksonville por catorze anos e se tornou Regente Emérito da mesma.
Foi regente associado de Mstislav Rostropovich na Orquestra Sinfônica Nacional de Washington e com ela dirigiu concertos no Kennedy Center e no Capitólio norte-americano. Da Orquestra Sinfônica de San Diego, foi Regente Residente.
No Brasil, foi convidado a dirigir a Sinfônica Brasileira, a Estadual de São Paulo, as orquestras de Porto Alegre e Brasília e as municipais de São Paulo e do Rio de Janeiro. Trabalhou com artistas como Alicia de Larrocha, Thomas Hampson, Frederica von Stade, Arnaldo Cohen, Nelson Freire, Emanuel Ax, Gil Shaham, Midori, Evelyn Glennie, Kathleen Battle, entre outros.
Igualmente aclamado como regente de ópera, estreou nos Estados Unidos dirigindo a Ópera de Washington. No seu repertório destacam-se produções de Tosca, Turandot, Carmen, Don Giovanni, Cosi fan Tutte, La Bohème, Madame Butterfly, O Barbeiro de Sevilha, La Traviata e Otello. Fabio Mechetti recebeu títulos de Mestrado em Regência e em Composição pela prestigiosa Juilliard School de Nova York.
Desde 2008 é Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.
O SOLISTA
Jovem, Lucas Barros já acumula vários prêmios, entre eles o Primeiro Prêmio no David Popper VI. International Cello Competition na Hungria (2015); Segundo lugar geral e o prêmio Nanny Devos para o brasileiro mais bem colocado no Concurso do Internacional do Rio Cello Encounter (2013); 1º lugar no Concurso para Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (2010, 2011). Em 2015 venceu o concurso nacional promovido pelo Mozarteum Brasileiro, que ofereceu um ano na academia da Deutsches Symphonie-Orchester Berlin (DSO Berlin).
Lucas Barros é Bacharel em Violoncelo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e atualmente reside em Berlim onde estuda com os Profs. Matias de Oliveira Pinto e Fabio Presgrave.
SERVIÇO
Concertos Especiais
Data: 21 de julho de 2016
Horário: 20h30
Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer
Entrada Franca
Solista: Lucas Barros
Regente: Fábio Mechetti
Programa:
H. Berlioz: Abertura Le Corsaire, Op. 21
R. Schumann: Concerto para Violoncelo e Orquestra, Op. 129
J. Brahms: Sinfonia No. 4 em Mi menor, Op. 98