Sociedade

ENEL promove ação contra furto de energia em parceria com a DEIC

A Enel Distribuição Goiás, em parceria com a Delegacia Estadual de Investigações Criminais (DEIC), realizou na quarta (11) e quinta-feira (12) uma operação contra furto de energia em Goiás. Foram fiscalizadas 10 empresas em Goiânia, Formosa, Goianápolis e Senador Canedo e em 8 delas foram encontradas irregularidades na medição de energia. Os responsáveis vão responder por furto qualificado.

O responsável por Medição e Perdas de Energia da Enel Distribuição Goiás, Leandro Chaves, informa que a empresa está intensificando o combate às irregularidades. “No ano passado tínhamos 44 equipes para atuar contra o furto de energia. Atualmente temos 81 e até o final do próximo mês serão mais 40.” Ele afirma que, nos últimos 12 meses, as perdas de energia foram de 400 giga-watts-hora, o suficiente para abastecer Goiânia por um mês e meio e equivalente a R$ 130 milhões.

A distribuidora reforça que além de ser crime, com pena prevista de um a oito anos de reclusão, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela empresa e coloca em risco a segurança das pessoas. As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento.

Além da Enel, que perde energia comprada, o consumidor perde com a sobrecarga do sistema e as variações de tensão, que podem ocasionar a queima de eletrodomésticos e ainda o perigo de choque elétrico existente para quem tenta realizar gatos, gambiarras e ligações irregulares.

Para solucionar o problema das perdas energéticas, a empresa trabalha em diversas frentes realizando inspeções sistemáticas nas medições, investindo na construção de redes elétricas antifurto e na aquisição de medidores com tecnologias mais modernas, regularizando medições defeituosas e criando programas de recuperação de clientes e de eficientização energética.

A Enel alerta que os clientes podem denunciar casos de furto de energia pelos canais de atendimento da empresa: pelo site (www.enelistribuicao.com.br/go), Central de Atendimento (0800-62-0196) ou perfis nas redes sociais Facebook (www.facebook.com/EnelClientesBR) e Twitter (@EnelClientesBR).

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!