Sociedade
Defensoria e Ipasgo discutem criação de mesa de negociação extrajudicial da saúde

Com objetivo de ampliar os canais de comunicação entre as instituições e diminuir a judicialização das demandas de saúde, representantes da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) e do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (Ipasgo) se reuniram nesta quarta-feira (17/01) na sede da DPE-GO, em Goiânia. Entre os compromissos firmados está a criação de uma mesa de negociação permanente e a elaboração de um Termo de Cooperação Técnica.
Inicialmente, será desenvolvido um projeto-piloto para essa uma mesa de negociação permanente com representantes da Defensoria Pública e do Ipasgo. A intenção é fazer uma mediação dos casos recebidos pelas Defensorias Especializadas em Atendimento Inicial em Saúde da Capital, buscando solução extrajudicial. Semanalmente serão repassados ao Ipasgo as demandas recebidas pela DPE-GO, para que o Instituto possa respon
“O foco dessas negociações extrajudiciais é garantir economia e celeridade na resolução das demandas da área de saúde”, comenta o defensor público Victor Lázaro Ulhoa Florêncio de Morais, titular da 1ª Defensoria Pública Especializada de Atendimento Inicial em Saúde da Capital.
Participaram também da reunião o diretor de Assuntos Jurídicos da DPE-GO, Domilson Rabelo da Silva Júnior; o presidente do Ipasgo, Romeu Sussumu Kuabara; o diretor de Assistência ao Servidor do Ipasgo, Múcio Bonifácio Guimarães; o chefe de gabinete do Ipasgo, Cairo Salim Marcelino Lopes; e os assessores técnicos da Diretoria de Assistência do Ipasgo, Ludmilla Costa Xavier e Lívio Barreto. O encontro desta quarta-feira foi acordado em reunião ocorrida no dia 19 de dezembro, entre o presidente do Ipasgo e a defensora pública-geral Lúcia Silva Gomes Moreira, para ampliação do diálogo entre as instituições.
Fonte: DPE – GO