Sociedade

Aprovado projeto que prevê recolhimento de chapas

O plenário da Câmara Municipal de Goiânia aprovou nesta terça, dia 7, projeto de lei de autoria do vereador Gustavo Cruvinel, que trata do recolhimento de chapas de raios-x, tomografia e ressonância. Segundo o disposto no projeto hospitais,clínicas, consultórios e demais estabelecimentos que trabalham com estes exames deverão manter local própria para recolhimento das chapas descartadas. Ainda segundo o projeto, as chapas serão encaminhadas para empresas que trabalham com reciclagem.

Destino – Segundo o vereador Gustavo Cruvinel, que também é presidente da Comissão de Meio Ambiente, o descarte deste tipo de material no lixo comum é proibido por resoluções publicadas pela ANVISA e pelo CONAMA. “O que nós estamos fazendo é disciplinar a questão em nossa cidade, cabendo agora às empresas orientar os pacientes e sinalizar os locais de recebimento, e ao Executivo definir os órgãos que vão fiscalizar o trabalho”.

O projeto foi concebido a partir da experiência já existente em outras cidades e pela constatação deste tipo de material no descarte recebido pelas cooperativas que trabalham com material reciclável. O plástico que recebe o exame e os metais utilizados na formação das imagens, especialmente a prata, são valiosos para a reciclagem.

A lei entra em vigor 90 dias após a sua publicação no Diário Oficial do Município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!