Em Rio Verde, Polícia Militar desarticula organização criminosa
A Polícia Militar tem agido de forma preventiva e ostensiva em todos os municípios do Estado de Goiás e em Rio Verde, na região Sudoeste, não tem sido diferente. Homens do 8º Comando Regional da Polícia Militar (CRPM) tem desarticulado organizações criminosas que atuavam no município e em outras cidades próximas. O trabalho da Polícia Civil também tem chamado a atenção da população, principalmente por meio da 7ª Delegacia Regional de Polícia, que tem à frente a delegada Taisa Antonello.
Em menos de 24 horas, cinco pessoas foram presas e oito menores foram apreendidos praticando crimes em diferentes pontos da cidade. Há pouco mais de dez dias, trabalho integrado da Polícia Civil com a Polícia Militar resultou na desarticulação de quadrilha de tráfico de drogas, quando foram cumpridos 40 mandados de busca e apreensão. Duas pessoas também foram detidas, em cumprimento a mandados de prisão; outras 12 foram autuadas em flagrante por envolvimento com tráfico de drogas e roubos.
Comando Regional
O trabalho do 8º CRPM abrange, além de Rio Verde, Santa Helena, Quirinópolis, Montividiu, Indiara, Jandaia e Porteirão, entre outros municípios. De acordo com o comandante, tenente-coronel Aylon José de Oliveira, os policiais militares não têm medido esforços para cumprir o que foi determinado pela Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), por meio do Comando Geral da PM, de intensificar a atuação do efetivo nas ruas.
Citou, como exemplo, operações frequentes intituladas “Duas Rodas” e “Cigarra” realizadas em Rio Verde. A primeira é responsável por, em diferentes pontos da cidade, abordar motociclistas. A segunda operação refere-se à patrulha diária em diversas ruas e bairros do município. O acionamento frequente da sirene para inibir a ação de criminosos – a ideia é que se sintam intimidados pela presença próxima dos policiais – é que dá nome à operação.
“A junção de forças é uma das diretrizes da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária. É algo extremamente positivo e que nos ajuda muito no combate ao crime. E essas ações terão continuidade. Nosso foco é avançar sobre a criminalidade, garantindo uma sociedade cada vez mais segura para a população”. Diz o comandante do 8º CRPM.
Crimes
No último final de semana, cinco pessoas foram detidas e oito menores foram apreendidos por policiais militares após cometerem crimes em Rio Verde. Um destes menores, de 16 anos, roubou o celular de uma mulher usando um simulacro de arma de fogo e foi contido por populares até a chegada da polícia.
Wigor Silva Moreira, de 18 anos, e um adolescente, de 17 anos, assaltou vários clientes em um salão de beleza, no Centro de Rio Verde. Conseguiram levar celulares e cerca de R$ 900 em espécie. A dupla foi presa horas depois com um simulacro de arma de fogo e R$ 242 do valor subtraído dos clientes do salão, além da moto usada no crime. Wigor já havia sido preso no último dia 4 de maio com mais três comparsas e solto, logo depois, pela Justiça. Na época, estavam armados e foram detidos por roubarem celulares.
Laion Borba de Sousa, de 21 anos, Luiz Eduardo Gomes Fonseca, 18, com mais três adolescentes com idades entre 15 e 17 anos, invadiram uma casa no Jardim Helena, agrediram os moradores e fugiram levando duas motos, uma televisão e vários outros objetos.
Uma equipe da Companhia de Patrulhamento Especializado (CPE) da PM conseguiu prender os cinco jovens poucas horas depois do crime e recuperar as motos levadas, além dos objetos. Luiz Eduardo e Laion Borba foram autuados na Delegacia de Rio Verde e foram indiciados por roubo. Eles seriam encaminhados à Casa de Prisão Provisória.
Em outra ocorrência, João Aires Barbosa, 32, foi detido por roubar um celular em um estabelecimento no Parque Bandeirante. Segundo os militares, o suspeito estava visivelmente embriagado. Neste mesmo dia, três adolescentes com idades entre 12 e 16 anos foram detidos após uma abordagem policial com veículo Santana roubado horas antes.
Videomonitoramento
Indiara, cidade localizada a 135 quilômetros de Rio Verde e a 100 quilômetros da Capital, recebeu, nesta última segunda-feira (6), sistema que monitora, por meio de câmeras de vídeo, as principais ruas e avenidas, além das entradas do município. A parceria entre Polícia Militar, Prefeitura de Indiara e segmentos da sociedade civil organizada foi viabilizada pelo major Santos Silva, comandante da 5º Companhia Independente da Polícia Militar.
O sistema não só permite monitoramento 24 horas por dia dos pontos principais de Indiara como também consegue fazer leitura de placas para que, de forma ágil e rápida, sejam checadas possíveis ocorrências de veículos suspeitos. “É uma ação primordial para o combate da criminalidade, pois conseguimos, assim, ‘fechar’ todos os pontos da cidade, evitando crimes e tendo rápidas informações dos delitos”, avalia o tenente-coronel Aylon José de Oliveira