Centro Estadual de Medicamento de Alto Custo inaugura serviço de aplicação de injetáveis
Objetivo é ampliar a adesão aos tratamentos e promover maior segurança e comodidade ao paciente, que poderá receber injeções no próprio Cemac Juarez Barbosa
O Centro Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac) passa a contar, a partir de agora, com o serviço de administração dos medicamentos injetáveis. O local foi estruturado para ampliar a adesão aos tratamentos e promover maior segurança e comodidade aos pacientes. A unidade, ligada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), disponibiliza à população 185 fórmulas farmacêuticas para tratamento de doenças como asma, artrite e insuficiência renal crônica.
Com esse novo serviço, o paciente não precisa ter o incômodo de buscar um local de aplicação ou mesmo pagar algum profissional para fazer as injeções. Tudo é feito de forma segura e ágil na própria unidade. Os contemplados são aqueles que necessitam de medicamentos periódicos, com prescrição para aplicação mensal, trimestral ou semestralmente. A ideia do projeto é a melhora da adesão do paciente ao tratamento e a eficiência no uso do produto.
Segurança
Roney Pereira Pinto, diretor-geral do Cemac, explica que os medicamentos são imunobiológicos e precisam ser armazenados em uma temperatura adequada. “Quando o paciente o retira, levando-o para casa, pode, por alguma eventualidade, não armazenar em local adequado. Fazendo a aplicação conosco, teremos a garantia da qualidade do medicamento”, afirmou.
O diretor detalha ainda a importância do contato com farmacêutico de que o usuário dispõe antes de iniciar a terapia. “O farmacêutico esclarece ao paciente, por exemplo, sobre os mecanismos de aplicação e o fluxo adequado. Outro ponto sensível é que, muitas vezes, há efeitos adversos e o paciente acaba não voltando ao médico para avisar. Neste serviço que disponibilizamos, o paciente fica à vontade para falar com o farmacêutico, informando todos os detalhes, incluindo algum efeito adverso”, salientou.
Nessa mesma linha, o farmacêutico da unidade, Herbert Humberto, destacou que, além de ajudar na dispensação do medicamento e na forma correta do uso do produto, também reporta os efeitos adversos para o médico assistente, o que auxilia na conduta clínica, incluindo nesse contexto até uma troca da terapia ou o manejo no tratamento para garantir o resultado esperado.
ElogiosA paciente Letícia do Santos Coelho agradeceu o trabalho promovido pela unidade. “Tenho uma doença autoimune e por isso sentia muitas dores. Antes, tomava medicações paliativas, que não traziam resultados e geravam efeitos colaterais. Hoje a situação é bem diferente. Considero que a medicação disponibilizada na unidade transformou meu dia a dia e melhorou, significativamente, minha qualidade de vida.”
Letícia comemorou o novo serviço disponível no Cemac. “A possibilidade de receber as aplicações na própria unidade gera mais tranquilidade e segurança”. A paciente ainda ponderou que jamais teria condições de realizar o tratamento por contra própria, por se tratar de medicação de alto custo.