Política

Plano de investimentos nos municípios: prefeitos se comprometem a melhorar indicadores sociais

Avanços no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) são uma das contrapartidas para celebrar convênios que destinam recursos do Governo do Estado para obras. O Vice-governador José Eliton se reuniu com representantes de Cachoeira Alta, Santa Cruz de Goiás, Arenópolis, Paraúna, Bom Jesus de Goiás, Itajá, Campos Verdes, Divinópolis de Goiás e Varjão. Audiências são acompanhadas pelo secretário de Articulação política, Sérgio Cardoso

 
Prefeitos atuarão na melhoria de resultados que impactam diretamente na qualidade de vida dos goianos, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), já que o ensino básico, segundo a Constituição Federal de 1988, é de responsabilidade das administrações municipais. Essa é uma das contrapartidas exigidas pelo Governo do Estado nos convênios que serão firmados com os prefeitos contemplados no Plano de Investimentos do Governo e que tem como meta a liberação de recursos para a realização de obras nos municípios.
 
Além da elevação desses índices, que integram o Programa Goiás Mais Competitivo e Inovador (GMCI), aspectos técnicos da parceria são discutidas em audiências do vice-governador José Eliton com os gestores. Nesta terça-feira (28/03), as discussões ocorreram com os representantes de Cachoeira Alta, Santa Cruz de Goiás, Arenópolis, Paraúna, Bom Jesus de Goiás, Itajá, Campos Verdes, Divinópolis de Goiás e Varjão. As audiências são acompanhadas pelo secretário de Articulação política, Sérgio Cardoso.
 
Para o prefeito de Cachoeira Alta, Kelson Vilarinho, além das obrigações descritas na elaboração do convênio com os municípios, o município vai fazer investimentos em saneamento básico e construção de calçadas. Porém, os recursos oriundos do convênio com o governo serão utilizados na reconstrução da malha asfáltica do município. Ele reconhece a iniciativa do governador Marconi Perillo e o vice-governador José Eliton de auxiliar as prefeituras. “Agradeço a atenção não somente agora, mas em todos os momentos em que batemos à porta do governo”, relata.
 
Em Campos Verdes os recursos serão empregados em recapeamento das vias urbanas. Para o prefeito, Haroldo Naves, os valores do Tesouro Estadual que serão repassados por meio do convênio aos municípios serão muito importantes, sobretudo pelo contexto de crise enfrentado por todos os gestores.
 
Municipalismo
Haroldo Naves, que é presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), ressalta a iniciativa do governador Marconi e de José Eliton, “que atende indistintamente a todos os prefeitos”, diz. “Esse programa de investimentos vai atender aos 246 municípios goianos, independentemente de partido político”, esclarece.
 
Prefeito de Santa Cruz de Goiás, Mateus Félix Lopes, fala da importância dos recursos e ressalta a atenção do vice-governador José Eliton, que coordena o Plano de Investimentos do Governo de Goiás. “Sempre que procurei o vice-governador fui muito bem atendido”, relata. Além das contrapartidas do convênio, o prefeito enfatiza que investirá recursos próprios em melhoria da saúde dos moradores de Santa Cruz.
 
Paulo José, conhecido como Paulinho do Luzitana, que é prefeito de Paraúna, afirma que todo o recurso será empregado na recuperação da malha asfáltica das vias urbanas. Ele, que se diz entusiasmado com a chegada da verba do Tesouro Estadual, afirma que, além das contrapartidas exigidas, utilizará recursos do município para investir em saúde e, posteriormente, em educação.
 
Tratamento suprapartidário
Em Arenópolis, assim como na maioria dos municípios, o prefeito Flávio Júnior Vilela utilizará os recursos na construção de asfalto e revitalização de vias urbanas (recapeamento). O gestor faz questão de agradecer a atenção dada pelo governador Marconi Perillo e o vice-governador José Eliton à cidade. “Ainda que seja da oposição e não faça parte da base política do governo (ele é do PMDB), todas as portas estão abertas”, relata, ao enfatizar que, com os recursos, será possível asfaltar todas as ruas de Arenópolis.
 
Após a audiência com José Eliton, o prefeito de Bom Jesus de Goiás, Daniel Vieira, afirma que, com os recursos o município terá 100% das ruas asfaltadas. Ele avalia como “de grande valia” a ajuda do governo. “Por meio desse convênio poderemos mostrar para a nossa população que o governo e a prefeitura trabalham para o bem de todos”, relata. Em contrapartida ao convênio, Daniel Vieira afirma que utilizará recursos próprios para melhorar a oferta de educação no município.
 
Em Itajá os recursos também serão empregados na recuperação das vias urbanas, afirma o prefeito Renis César de Oliveira. Ele ressalta que, nesse momento de crise em que todas as prefeituras passam por dificuldades, o auxílio do governo é fundamental. “Sem essa ajuda não conseguiríamos levar mais esse benefício à população”, relata.
 
Prefeito Valdivino Martins, conhecido como Divinico, afirma que os valores do Plano de Investimentos do Governo de Goiás serão revertidos em obras importantes para a população de Varjão. Parte dos valores será usada na construção do Centro de Apoio ao Idoso e o restante no recapeamento das ruas do município. “Vivemos um grande momento em que o governo auxilia os prefeitos e, com isso, leva mais benefícios à população goiana”, destaca.
 
Por fim, a última audiência desta terça-feira foi com o prefeito de Divinópolis de Goiás, Alex Santa Cruz. No município os valores do convênio serão empregados em pavimentação asfáltica e recapeamento. O prefeito avalia a parceria com o governo. “Esse convênio chega no momento em que mais precisamos”, diz. E completa: “agradeço ao vice-governador José Eliton, que olha e cuida do Nordeste goiano”, finaliza.
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!