DestaquesPolítica

“O Poder Legislativo continuará sendo parceiro do MP-GO”, diz Bruno Peixoto durante posse do novo procurador-geral de Justiça de Goiás

Presidente da Alego destacou a importância da parceria firmada entre o Parlamento estadual e o Ministério Público de Goiás que, agora, será comandado por Cyro Terra Peres, eleito para o biênio 2023-2025. Solenidade de posse aconteceu no Palácio Maguito Vilela

Reforçando a sua relação institucional e republicana junto aos demais órgãos e Poderes autônomos do estado, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Bruno Peixoto (UB), prestigiou na noite desta quarta-feira, 08, a cerimônia de posse do novo procurador-geral de Justiça, Cyro Terra Peres, para o biênio 2023/2025. Realizada no auditório Carlos Vieira, no Palácio Maguito Vilela, a solenidade marcou o início de um novo ciclo na chefia do Ministério Público de Goiás (MPGO) que era, até então, comandando por Aylton Flávio Vechi.

Pontuando a importância da parceria estabelecida entre o Poder Legislativo e o MP-GO, o presidente da Alego ressaltou que continuará atuando em sintonia junto à nova gestão. “Estou muito feliz em participar desse momento, pois sou amigo do Cyro há mais de 20 anos. Fomos Ministros da Eucaristia na Paróquia São Leopoldo Munic, no setor Jaó. Conheço de perto a sua capacidade e sei da competência que ele tem para ocupar esse cargo. O Legislativo goiano continuará sendo parceiro do Ministério Público. Vamos caminhar em sintonia e fazer uma gestão proativa pelo estado de Goiás”, afirmou.

Em discurso de despedida, o Aylton Vechi destacou o sentimento de gratidão ao Parlamento goiano por abrir as portas para a realização do evento. “Meus profundos agradecimentos ao líder parlamentar que preside essa Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), por permitir realizarmos essa importante solenidade neste magnífico espaço que confere dignidade e respeito”, enfatizou Vechi, reconhecendo também a “capacidade, competência, maturidade e disposição” de Cyro Terra para o exercício do cargo.

Por sua vez, o novo procurador-geral de Justiça disse que assume a gestão com o projeto de colocar a instituição ainda mais próxima da sociedade. ““Queremos colocar o Ministério Público mais a serviço da sociedade. O nosso objetivo é para que o cidadão seja cada vez mais bem atendido. Que possamos lutar cada dia mais pela efetivação dos direitos de todos, combater a criminalidade e exercitar, de maneira atuante, todas as funções do órgão, com a utilização de métodos inovadores, da tecnologia e da força que brota do trabalho dos colegas, promotores e procuradores de justiça, que têm como ideal defender o povo de Goiás”, declarou Cyro Terra.

Ao fazer coro com o parlamentar, o governador Ronaldo Caiado endossou a importância da solenidade, realizada no Parlamento goiano, e do trabalho prestado pelo órgão. “É um evento que tem um simbolismo enorme. Temos aqui a representação do Ministério Público no estado de Goiás, Dr. Cyro, que assume, a partir de agora, o lugar de um profissional que muito nos ajudou nos meus últimos quatro anos de governabilidade, Dr. Aylton Vechi”, ponderou.

Também participaram da cerimônia a primeira-dama Gracinha Caiado; vice-governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB); prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos); presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargador Carlos Alberto França, procuradores goianos e de outros estados e demais autoridades.

Currículo

Natural de Bebedouro (SP), Cyro Terra é formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo em 1994. Ingressou no Ministério Público de Goiás (MP-GO) em agosto de 1995, atuando como promotor de Justiça substituto em Niquelândia e Rio Verde entre 1995 e 1996. Neste ano e até 1998, respondeu pela Promotoria de Justiça de Mozarlândia, seguindo para a Promotoria de Justiça de Ivolândia, entre 1998 e 1999, e a Promotoria de Justiça de Rubiataba de 1999 a 2007.

Em seguida, assumiu a 67ª Promotoria de Justiça de Goiânia, atuando junto ao Tribunal do Júri entre 2007 a 2016. O próximo procurador-geral de Justiça de Goiás também exerceu a função de promotor de Justiça corregedor entre 2011 e 2015. Em 2016, assumiu a 75ª Promotoria de Justiça de Goiânia, com atuação na área da infância e juventude até 2019.

Entre 2017 e 2019, Cyro foi assessor jurídico-administrativo na Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais e ocupa, desde 2019, o cargo de subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos. Atualmente, é titular da 96ª Promotoria de Justiça de Goiânia.

Apoiado por Aylton Flávio Vechi, Cyro foi o segundo mais votado, com 214 votos, na eleição realizada pelo MP-GO, no início do mês. Entre as atribuições do procurador-geral de justiça estão a definição das políticas e prioridades do Ministério Público estadual, além de representar o órgão em instâncias superiores do Poder Judiciário. Cyro Terra Peres assume o cargo em um momento de grandes desafios para o Ministério Público, que tem atuado intensamente em diversas áreas, como a defesa dos direitos humanos, a proteção ao meio ambiente e o combate à corrupção.

Fotos: Ruber Couto

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!