Política

Em Brasília, presidente do FNDE faz compromissos com prefeitos goianos durante audiência promovida pelo deputado Roberto Balestra

O deputado federal Roberto Balestra (PP) promoveu audiência pública entre o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Gastão Vieira, e prefeitos eleitos em 2016, vereadores, secretários de educação e vice-prefeitos de 70 cidades goianas no fim da tarde desta quinta-feira (17), em Brasília. Durante o encontro, o presidente do órgão fez compromissos para a área da Educação e deixou técnicos à disposição dos participantes para dar dicas e sanar dúvidas sobre os programas e demandas que são de responsabilidade do Fundo.

Na ocasião, Vieira fez o compromisso com os representantes das cidades de instituir 30% de correção no valor das merendas escolares, além de se empenhar para levar os recursos destinados ao transporte de alunos que hoje é ofertado ao estado para as prefeituras. “Quem cuida do transporte de alunos hoje acaba sendo as prefeituras. Não tem porque esse dinheiro continuar a ser enviado ao Estado.”

Outra garantia levantada pelo presidente é prorrogar para o próximo ano os termos de compromisso firmados de agosto a dezembro entre o FNDE e as prefeituras. A ação visa evitar problemas futuros para a área da Educação municipal. “Quando vocês assumirem seus mandatos, terão tempo para concluir as obras pendentes. Não é interessante para nós termos obras inacabadas. Queremos escolas acolhendo alunos”, afirmou.
Gastão Vieira enalteceu o trabalho de Balestra, que, para ele, é um parlamentar responsável e competente. “Vocês estão em boas mãos. O deputado Balestra sempre esteve conosco, sempre colaborou conosco. Vamos analisar como atribuir recursos aos objetos de emenda do deputado”, garantiu.

O deputado, à frente dos futuros gestores, reiterou a necessidade de os prefeitos eleitos procurarem se manter longe da inadimplência com o poder público. “Mesmo que o antigo prefeito seja amigo de vocês, caso haja dívida para a prefeitura, é fundamental que procurem a Justiça. Aquele que não entende isso, não é político”, disse. A preocupação de Balestra é com o corte de benefícios que os municípios podem ter com a existência de dívidas públicas.
Roberto Balestra agradeceu o espaço disponibilizado pelo FNDE e elogiou os projetos e a receptividade de Gastão Vieira.
No início deste mês, o deputado já havia articulado um encontro entre o presidente do FNDE e os prefeitos de Vianópolis e Palminópolis, Issy Quinan Júnior (PP) e Euripedes Custodio Borges (PTB), para discutir problemas pontuais dos dois municípios. Desta vez, o encontro ocorreu em uma escala bem maior e lotou o auditório do FNDE.
Prefeitos elogiaram a audiência

Os prefeitos eleitos e reeleitos, presentes na audiência, agradeceram o deputado Roberto Balestra pela oportunidade de poderem esclarecer algumas dúvidas e estabelecer uma relação com os técnicos do FNDE.
Para o prefeito eleito de Inhumas, Abelardo Vaz (PP), a reunião, intermédia por Balestra, acrescenta aos futuros gestores conhecimento e gera ensejo de fazer sempre mais pelo município. “Temos vários problemas, mas Inhumas está com déficit de vagas em creches para as crianças. Com essa reunião, podemos passar essas demandas para o FNDE”, explicou. Abelardo lembrou que faltam vagas para cerca de 400 crianças no município. “Por falta de vagas oferecidas pela prefeitura, muitas crianças estão fora da escola. E com essa conversa entre nós, gestores e o FNDE, é possível fazer os investimentos para construir os CMEIs”, completou.

José Faleiro, prefeito reeleito de Silvânia pelo PSDB, explicou que, ao ser realizado esse encontro entre os técnicos e presidente do FNDE e os prefeitos e demais representantes dos municípios, o deputado Balestra concedeu a oportunidade de melhorias no desenvolvimento social e educacional de várias cidades goianas. “Agradeço o deputado Balestra pela sua experiência, conhecimento e pelo que ele já tem ajudado o município de Silvânia. A importância do dia de hoje é que geralmente os problemas dos municípios são comuns entre eles. Porém, quando vem um só gestor, só resolve um problema pontual, e hoje percebemos que, quando vem um grupo maior de prefeitos, acabamos por enxergar que temos problemas parecidos e as dúvidas são tiradas em conjunto” disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!