Zé Garrote: “criei a Super Frango para ser um negócio para perpetuar”
Empresário fala das lições de governança e sucessão no Agro Brasileiro
No segundo episódio do Nextalk, o podcast da Nexgen, José Garrote, presidente do Grupo São Salvador Alimentos (SSA) e fundador da marca Super Frango, compartilhou reflexões sobre sua trajetória no agronegócio, marcada pela disciplina, governança e um planejamento sucessório rigoroso. Com quase 8 mil colaboradores, mil aviários e 250 parceiros, o grupo é um exemplo de organização e longevidade no setor.
Garrote destacou que o sucesso de um negócio não está apenas na capacidade de inovar, mas também na habilidade de se estruturar e planejar. “Enquanto eu fui crescendo, eu fui me organizando. Contratamos uma empresa de auditoria, estruturamos processos e implementamos governança. Isso nos deu condições muito boas, uma organização salutar, que é o progresso de um investimento bem feito para ter vida longa”, explicou.
Um dos pilares dessa organização é o planejamento da sucessão, algo que o empresário trata com seriedade desde 2011. Para ele, a sucessão deve ser planejada para proteger o legado da empresa. “O empreendedor tem na veia o sentimento da empresa como algo da família, mas é preciso ter abertura para reconhecer a responsabilidade social que ela carrega. Meu filho nasceu herdeiro, mas isso não significa que nasceu para mexer com frango. É preciso avaliar se ele está apto, se ele quer… Contratamos uma empresa especializada para nos ajudar a formar, entender e organizar a família”, revelou.
Além disso, o empresário ressaltou a importância de estar alinhado às exigências do mercado e aos princípios de sustentabilidade. “Criamos políticas financeiras e operacionais enquadradas nos programas de sustentabilidade. Demonstramos para o mercado que somos confiáveis e recomendados.”
Para Garrote, o mercado é soberano e exige preparação constante. Sua experiência demonstra que a disciplina, aliada à governança e ao planejamento sucessório, pode transformar empresas em legados que atravessam gerações.







