TCMGO leva às escolas cartilha sobre a importância da fiscalização dos recursos públicos

Dialogar com crianças e adolescentes sobre a importância da participação de todos os cidadãos na fiscalização da correta aplicação do dinheiro público. Este é o objetivo do “Manual do Agente Cidadão: TCM de Goiás e Você – cartilha paradidática do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCMGO) destinada aos alunos do ensino fundamental do 5º ao 8º ano. O lançamento ocorre nesta quinta-feira, 5 de março de 2020, às 9h30, na Escola Municipal Dom Tomás Balduíno, em Goiânia.
Com a cartilha, a proposta do tribunal é incentivar a criança e o adolescente a se transformarem em um “Agente Cidadão”. Para que isso ocorra, a parceria com prefeituras, professores, coordenadores, diretores e secretários municipais de Educação é imprescindível. “Como resultado desse esforço conjunto, acredito que o manual contribuirá para despertar uma consciência social e crítica em nossas crianças e adolescentes”, destaca o presidente do TCMGO, conselheiro Joaquim de Castro.
O Manual faz parte do “Projeto Agente Cidadão” que tem como meta estimular a formação do público infantojuvenil sobre a necessidade da participação de toda a sociedade no controle das contas públicas. Inicialmente, o TCMGO desenvolverá o projeto em parceira com as secretarias municipais de Educação de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Anápolis, Aragoiânia, Cavalcante, Teresina de Goiás e Monte Alegre de Goiás. Nas escolas dessas cidades haverá projetos-pilotos que servirão de base para a ampliação da iniciativa.
Primeira escola – A Escola Municipal Dom Tomás Balduíno é a primeira unidade escolar a receber o Manual do Agente cidadão. Localizada na Região Oeste de Goiânia, atende 650 alunos da educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental.
Agente Cidadão – De maneira lúdica, a cartilha conta a história de uma turma de estudantes que, a partir da experiência do personagem Sardinha em administrar a própria mesada, descobre a importância de todos ficarem atentos no sentido de ver se os governantes estão empregando bem o dinheiro público em nossas cidades. O texto da cartilha foi elaborado pela escritora e jornalista Valéria Belém, com ilustrações de Adriana Mendonça. Esta é a segunda edição do manual.