O Estado de Goiás e a província chinesa de Hebei têm estreitado relações comerciais no último ano, desde que o vice-governador Daniel Vilela liderou missão à China, em junho do ano passado. Agora, o próximo passo é incentivar o intercâmbio cultural e tecnológico entre as partes. O assunto foi tema de reunião na manhã desta quarta-feira (08/05), no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, entre o secretariado goiano e representantes do governo e empresários do país asiático.
Anfitrião do encontro, Daniel Vilela representou o governador Ronaldo Caiado. Na ocasião, ele afirmou que espera avançar em novas parcerias, em campos diversos. “O Governo de Goiás e a província de Hebei, ao longo desse um ano e meio, conseguiram restaurar uma boa relação. Tivemos duas missões na China ano passado (em junho e novembro, esta última liderada por Ronaldo Caiado). Teremos comitiva do nosso governo, que estará presente novamente evento em Langfang (cidade prefeitura de Hebei). Com certeza, nesses momentos, e com uma relação diária com contato nos meios digitais, vamos aprofundando relações e colaborando com desenvolvimento de Hebei e Goiás”, disse.
O vice-governador da província chinesa, Shi Qingshuang, agradeceu a recepção por parte dos goianos e destacou que Goiás e Hebei são estados semelhantes, pela localização próxima às capitais de seus respectivos países e pela economia voltada ao agronegócio. Ele indicou que há uma “ampla oportunidade de cooperação entre ambos os estados” e sugeriu um “intercâmbio para aumentar a transferência de tecnologia”.
Presente na reunião, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto, destacou que o estado tem interesse numa troca ativa de informações, “não apenas no campo agrícola”. O líder da pasta falou, ainda, que a secretaria está interessada em um intercâmbio de talentos. “Temos um centro de excelência de agricultura e tecnologia em Rio Verde, que está aberto para parcerias com Hebei e temos, também, as Escolas do Futuro. É de nosso grande interesse receber jovens de Hebei e encaminhar jovens goianos para a província chinesa”.
O setor cultural também foi assunto da reunião, apresentado pela secretária Yara Nunes (Secult). Ela apresentou iniciativas da pasta, como a Lei Goyazes, que destina o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), a ser recolhido, para projetos culturais. “Estamos à disposição para formar um grupo de trabalho para que a gente consiga concretizar esse intercâmbio cultural”. A secretária ainda sugeriu que empresas chinesas instaladas em Goiás possam ser patrocinadoras, por meio da legislação de incentivo.
Presidente da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), Fabrício Amaral reforçou as potencialidades do estado para atrair turistas, além das belezas naturais. “Temos segurança pública, infraestrutura e uma rede hoteleira bem estruturada para receber visitantes que venham ao estado para concluir seus negócios. Atualmente, recebemos cerca de 9 milhões de turistas, sendo 10% desse total, de estrangeiros”.
Fotos: Jota Eurípedes
Vice-Governadoria – Governo de Goiás