DestaquesNotícias

Radialista, clique aqui e baixe de graça esse áudio para sua rádio Mais de 3.500 obras de educação serão retomadas no Brasil

LOC: O Brasil tem 3.599 obras de educação básicas paralisadas ou inacabadas. A informação foi divulgada nesta terça-feira pelo Ministério da Educação.

Para retomar parte dessas obras, o governo federal lançou no começo do mês o chamado “Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia Destinados à Educação Básica”, em parceria com estados e municípios, com os tribunais de contas estaduais e com o Tribunal de Contas da União (TCU)

Nesta terça, houve uma reunião entre membros do TCU, presidentes dos TCEs e o ministro da Educação para discutir como os tribunais podem apoiar o pacto nacional.

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, afirmou que, além de recursos financeiros, é importante que o governo federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), proporcione apoio técnico aos municípios para a retomada das obras.

Segundo os dados do Ministério da Educação, mais da metade das obras está concentrada em cinco estados (Maranhão, Pará, Bahia, Ceará e Minas Gerais).

O Maranhão é o estado que concentra o maior número de obras inacabadas: 609

Segundo o MEC, a quantidade de obras paralisadas em todo o país representa cerca de 450 mil vagas a menos na rede pública de ensino voltada à educação básica. Se todas as obras forem finalizadas, o Brasil ganhará 1.221 unidades de educação infantil, entre creches e pré-escolas, 989 escolas de ensino fundamental, 35 escolas de ensino profissionalizante, além de 1.264 novas quadras esportivas ou coberturas de quadras.

Reportagem, Max Gonçalves

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!