DestaquesNotícias

Qual é o efeito que você provoca nas outras pessoas?

Saiba como a nossa forma de agir impacta as relações intra e interpessoais

Quando se trata de gentileza, é comum associarmos a palavra ao contexto de uma via de mão dupla. No âmbito das relações humanas, o sentido é o mesmo. Tudo o que eu faço com as pessoas ao meu redor produz um efeito positivo ou negativo no outro e em mim mesmo. “Se eu falo mal de alguém, provavelmente ela também vai falar de mim. Se eu grito, o outro também vai gritar; se fecho alguém no trânsito, possivelmente teremos reações negativas também”, explica o psicólogo da Hapvida NotreDame Intermédica, Felipe Brito.

Entretanto, ainda de acordo com o especialista, as ações positivas também são contagiantes. Por isso, as relações entre as pessoas precisam ser avaliadas e reavaliadas com frequência no sentido de promover melhor interação e convívio com o outro com atos de respeito e gentileza.

“Quando você consegue praticar atos de boa-fé, boa vontade e educação diariamente, certamente, ao fim do dia, você se sentirá uma pessoa mais leve, realizada e tranquila, na certeza de que, de alguma forma, você fez diferença na vida de alguém. Esse é o sentido da gentileza”, avalia o psicólogo.

Um estudo publicado pela editora Springer Science aponta que a gentileza ajuda a afastar a ansiedade, já que ações gentis elevam a autoestima e melhoram o bem-estar emocional. O resultado foi parecido em outro estudo, desta vez desenvolvido pela Harvard Business School, que mostrou que pessoas altruístas costumam ser mais felizes.

Para Felipe Brito, não há dúvidas de que um simples ato diário de gentileza é capaz de produzir grandes efeitos positivos no corpo e na mente, a começar pela sensação de bem-estar até a produção de hormônios responsáveis pela sensação de prazer, felicidade e bom condicionamento físico e emocional. “Tudo o que eu faço com o outro produz efeito nele e em mim. Por isso, vale a pena tentar produzir cada vez mais efeitos positivos nos outros e em nós mesmos”, completa.

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!