“Projeto ‘Ninho Ancestral’ promove ocupação artística na Catedral das Artes em Goiânia”
Iniciativa liderada pelo produtor cultural e audiovisual Leo Cassimir traz uma série de atividades gratuitas, incluindo oficinas de artes visuais e produção audiovisual, além de uma mostra de cinema, na Catedral das Artes, em Goiânia
A Catedral das Artes, localizada no Setor Santa Genoveva, em Goiânia, será o epicentro de um projeto inovador de ocupação artística. Batizado de “Ninho Ancestral”, o projeto é uma iniciativa liderada pelo produtor cultural e audiovisual Leo Cassimir, que visa dinamizar e enriquecer a vida cultural da região.
Inspirado nos cupinzeiros do Cerrado, o “Ninho Ancestral” contará com a participação de um coletivo de artistas visuais, produtores culturais e audiovisuais. Sua missão é unir estudantes de cursos superiores, escolas e a comunidade em geral por meio de atividades culturais e artísticas, todas de entrada e participação gratuitas.
O projeto será estruturado por meio de trilhas formativas, oferecendo oficinas e formações ministradas por profissionais renomados, incluindo Wes Gama, Lidiana Reis, Izabela Nascente, Ale Gama, Genor Sales, Cassia Oliveira, Erik Ely, Roberto Castro, Diogo Rustoff, Jhony Aguiar, Lívia Assis, Jhonny Bulacha e Noé Luiz da Mota, o idealizador da própria Catedral das Artes.
Entre as atividades oferecidas, destacam-se a “Trilha Besouros – Experimentações em Artes Visuais”, que disponibiliza oficinas para estudantes de escolas públicas da região norte de Goiânia, e a “Trilha Formigas – Produção Audiovisual Independente”, que oferecerá oficinas de cinema independente, tanto presenciais quanto online. Além disso, a “Mostra Vagalume” apresentará uma programação especial do Cineclube Catedral das Artes, com sessões compostas por filmes goianos e brasileiros.
A Catedral das Artes, pouco conhecida pelos goianos, é uma estrutura com arquitetura orgânica inspirada em ninhos de cupim, criada pelo artista goiano Noé Luiz da Mota em 1988. Reconhecido como Ponto de Cultura Viva na capital em 2011, o local abriga um cineclube desde 2013 e foi oficialmente reconhecido como Ponto de Cultura Nacional em 2018 pelo Ministério da Cultura.
As inscrições para as oficinas podem ser realizadas através do link disponível no Instagram oficial do projeto: @ninhoancestral.