DestaquesNotícias

Projeto “Dinamização do Centro Cultural Martim Cererê” promove show, palestra e oficina de produção cultural para mães empreendedoras da economia criativa

O dia dedicado às mulheres pretende reunir mães produtoras, em uma oficina voltada para elas, artistas e produtoras goianas, em uma palestra sobre mulheres nas artes cênicas, e toda a família, em um show musical gratuito, com repertório de Maria Bethânia.

Maio/2024. Transformar mães em líderes culturais. Esse o objetivo da oficina “Execução e acompanhamento de projetos de fomentos culturais em Goiás para mães empreendedoras da Economia Criativa”, com Gabrielle Carvalho. A aula inaugural da oficina, que ao todo terá dezesseis horas, será no sábado, 4 de maio, às 16h, no Centro Cultural Martim Cererê. A aula será seguida de uma palestra ministrada por Mariana Pimentel, às 17h30, com o tema “Mulheres nas artes cênicas: revoluções, subversões e reconstruções”. Por fim, a cantora Helena Caetana realiza um show, a partir das 20h, com um repertório especial, de músicas da grande Maria Bethânia. Todas as atividades integram o projeto “Dinamização do Centro Cultural Martim Cererê”, cuja realização é da Produtora Fluir Experiências, com recursos do Programa Goyazes do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura. Toda a programação é gratuita. As inscrições para a oficina serão feitas na data do evento, com o limite de 25 participantes, por ordem de chegada.

Segundo Wellington Dias, produtor responsável pelo evento, este será um dia marcante e muito importante para a cultura e o empreendedorismo feminino em Goiás. Segundo Wellington, a proposta é justamente reconhecer e criar oportunidades para uma parcela da população que encontra poucas oportunidades e muitas barreiras no mercado de trabalho formal, e que na economia criativa pode encontrar espaço para o empreendedorismo e a geração da própria renda e a renda da sua família.

Sobre essa escolha para um evento cultural, Wellington comenta: “No mercado da cultura, encontramos vários relatos de mulheres com filhos, que além da escolha pessoal pela economia criativa, optaram por essa forma de trabalho justamente por não encontrarem espaço em outros setores de negócios pelo fato de serem mães e terem que cuidar pessoalmente de seus filhos. Mas, ao mesmo tempo, a maioria delas começam seus negócios de forma intuitiva, sem muitas possibilidades de se prepararem para esse tipo de comércio. Nossa ideia é justamente oportunizar um momento de encontro, solidário, para uma formação curta, mas também criar ambiência para que surjam novos projetos de formação para este público, que precisa de um olhar diferenciado e muito cuidadoso.”

Oficina para mães empreendedoras da Economia Criativa, com Gabrielle Carvalho

Este será um curso intensivo dedicado a mães empreendedoras com mais de 20 anos. Com uma carga horária total de 16 horas, o programa é estruturado em quatro módulos fundamentais que abordam desde a introdução à economia criativa e fomento cultural, identificação de oportunidades, execução de projetos culturais, até o acompanhamento e avaliação de projetos. O objetivo é preparar as participantes para desenvolver, executar e acompanhar projetos culturais de sucesso, contribuindo assim para o desenvolvimento da economia criativa local. Especificamente, visa equipar as mães empreendedoras com ferramentas práticas para a gestão eficiente de projetos, incluindo planejamento, cronograma, orçamento, além de estratégias de liderança e colaboração em equipe. O programa vai abordar uma vasta gama de áreas incluindo Arte e Cultura Digital, Produção Cultural, Gastronomia, História, Gestão Cultural, e muitas outras.

Palestra “Mulheres nas Artes Cênicas: revoluções, subversões e reconstruções” com Mariana Pimentel

Nesta palestra dialogada a proposta é conversar sobre os lugares que as mulheres têm ocupado nas artes cênicas brasileiras e as questões de gênero que ainda estão latentes neste processo constante de afirmação que envolvem as (re)existências femininas.

Por meio do compartilhamento de artistas e projetos que abordam essa temática numa perspectiva interseccional, serão articuladas as percepções das participantes, encaminhando ideias que possam colaborar com soluções diante das problemáticas que ainda permeiam este debate.

A palestrante Mariana Pimentel é do Ceará, mas vive no Rio de Janeiro, em Guapimirim. Além de ser artista da dança, Mariana também é gestora de projetos culturais, além de pesquisadora no campo das artes da cena. A convidada é Mestre em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias pela Universidade Nova de Lisboa, sendo que suas produções autorais tratam das relações políticas entre corpo, espaço, identidades e noções de coletividade.

Mariana também é sócia-fundadora da Dos Voos, produtora que desenvolve projetos multilinguagens. De 2012 a 2022 ela foi analista de artes cênicas do Departamento Nacional do Sesc, onde coordenou de forma compartilhada projetos como o Palco Giratório e Sesc Dramaturgias, além de mobilizar, realizar curadorias e consultorias de projetos de dança por todo o país.

Helena Caetana canta Maria Bethânia

Helena Caetana é cantora, compositora e produtora audiovisual. Estuda no Instituto Federal de Goiás, Campus Goiás, no curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual. É integrante e vocalista do projeto “Onomatorquestra” (2020) e curadora da “Mostra Clandestina” desde 2021. Entre suas práticas artísticas no setor audiovisual estão produções de videoclipes e curtas-metragem.

Música no Prato: outras atrações em Maio

Inspirado pela canção “Comida”, da banda Titãs, o evento “Música no Prato” propõe uma fusão inédita entre gastronomia e música brasileira, destacando-se como uma iniciativa pioneira na celebração da cultura, arte e economia criativa.

O encontro acontece no dia 11/05 (sábado), das 12h às 22h, no Centro Cultural Martim Cererê, e a ação também integra o projeto Dinamização Martim Cererê, que visa, além do entretenimento, o fortalecimento e o diálogo entre diferentes expressões culturais. Os ingressos custarão R$ 60 e R$ 30.

Com apenas 1000 ingressos à venda, o Música no Prato terá um formato diferenciado. Ao longo do dia, o público terá a oportunidade de experimentar uma variedade de pratos, todos eles dispostos em três estações de alimentação, sendo que cada estação fará homenagem a um artista da música brasileira. Os temas dessas estações serão: Música no Prato; Botecos e Biroscas; e Mafuá. Segundo os organizadores, a limitação de ingressos foi pensada justamente para proporcionar uma experiência confortável ao público presente.

 A trilha sonora do evento ficará à cargo de cinco DJ’s locais (DJ Mucio; DJ Cássia; DJ Gabi Matos; ⁠DJ Pri Loyola e DJ Will), e uma atração nacional, o músico multi-instrumentista Mário Broder, do Rio de Janeiro/RJ. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site do Sympla: https://bit.ly/4aUXjaX

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!