DestaquesNotícias

Primeiro Policial Penal a se tornar vereador em Goiânia, Fabrício Bonfim toma posse nesta quinta-feira (13/06)

Com histórico de liderança de movimentos sociais e reconhecido trabalho de humanização e ressocialização no Presídio de Orizona, vereador propõe mandato participativo. Solenidade será às 9 horas

O Policial Penal Fabrício Bonfim (Solidariedade) toma posse como vereador de Goiânia nesta quinta-feira (13/06), às 9 horas. O parlamentar, que recebeu 1.365 votos no pleito de 2020, terá mandato de quatro meses, a partir das licenças de Welton Lemos e Ronilson Reis, ambos do Solidariedade.

“Conversamos e entendemos que esta seria a melhor decisão para o partido, que busca se fortalecer nas eleições deste ano”, explica o vereador, que também é pré-candidato ao Legislativo Municipal. Fabrício Bonfim propõe mandato participativo “para exercer a boa política com participação popular”.

Com histórico de liderança de movimentos sociais e classistas, e reconhecido trabalho de boas práticas prisionais, sobretudo na ressocialização dos apenados do Presídio de Orizona, Fabrício Bonfim tem como principais bandeiras segurança, meio ambiente, mobilidade, lazer e a proposta de um mandato participativo, que possa apoiar e fortalecer os movimentos sociais, ao garantir a participação e expressão popular.

“Trabalharei para que Goiânia seja um lugar seguro, pautado no respeito ao meio ambiente, às pessoas, ao trânsito, à cultura, ao lazer e a todas as relações humanas”, diz.

Orizona
Na gestão de Fabrício Bonfim, de 2018 a 2020, a Unidade Prisional de Orizona se tornou referência nacional na ressocialização de presos. No período, a unidade apresentou redução de 33% da população carcerária, e 95% dos presos foram contemplados pela remição de pena. “Foi a menor reincidência criminal já vista. Um presídio onde jamais houve uma fuga ou rebelião”, lembra. Conforme ressalta, foi também a primeira vez em Goiás que apenados passaram a confeccionar uniformes para estudantes de escolas municipais, além dos próprios.

Currículo
Fabrício Bonfim de Sousa estava como gerente do Jardim Botânico de Goiânia, antes de ser empossado vereador. É policial penal, professor e palestrante, desde 2003. Trabalhou nas unidades prisionais: Casa do Albergado, Penitenciária Onestino Guimarães (POG) e no Presídio de Bela Vista. Desempenhou as seguintes funções: Diretor da Casa do Albergado, Ouvidor-Geral da SSP-GO, Chefe de Gabinete da DGAP, Ouvidor da Agência Prisional, Superintendente Estadual de Direitos Humanos e Coordenador do Serviço Estadual de Proteção ao Depoente Especial, Superintendente de Reintegração Social e Cidadania, e diretor da Unidade Prisional de Orizona, onde promoveu trabalho de ressocialização reconhecido nacionalmente.

Nos movimentos sociais, foi líder comunitário, presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, membro dos Conselhos contra a Tortura e Trabalho Escravo, GLBTT, Pop Rua, Tráfico de Pessoas e Conflitos Fundiários, ex-diretor da Associação dos Policiais Penais do Estado de Goiás (ASPPEGO) e diretor na Federação Sindical Nacional de Servidores Penintenciários e dos Policiais Penais (FENASPEN).

Bacharel em Direito e Turismo, mestrando em Sociologia (UFG). Especialista em Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Uni-Evangêlica), Gestão Prisional (UFG), Docência Universitária (UEG), Ciências da Segurança Pública (UEG) e Gerenciamento da Segurança Pública (UEG).

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!