DestaquesEntretenimentoNotícias

Primavera deixa o cardápio mais colorido e saudável

A nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, explica os benefícios das frutas da estação e dá dicas de receitas

A primavera vem aí e suas cores são uma ótima oportunidade para inspirar a consumir alimentos mais coloridos e saudáveis. A nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, explica que as frutas da estação trazem uma diversidade de funções que ajudam o organismo e suas tonalidades estão muito relacionadas a esses benefícios.

“As frutas de cores mais escuras, principalmente as avermelhadas e roxas, são muito ricas em antioxidantes, ajudam a reduzir os efeitos dos radicais livres no nosso corpo, e estão associadas à prevenção de doenças, sobretudo as cardiovasculares”, ensina a nutricionista. Ela cita como exemplos o morango, a ameixa, a jabuticaba, o mirtilo, a melancia, as uvas roxas, as cerejas, as maçãs e a romã.

A especialista explica que as amareladas e alaranjadas, como a manga, o mamão e as laranjas, são fontes de betacaroteno, que auxilia na saúde da pele, e as de cor mais clara, como abacaxi, peras, melões e a polpa da jabuticaba e das maçãs, fornecem flavonoides, substância relacionada à prevenção de doenças crônicas.

”Cada uma das frutas tem suas propriedades individuais e usar as cores para variar as opções consumidas é uma forma prática para diversificar e tornar a alimentação mais rica no dia a dia”, observa Renata.

Ela ensina as características dos principais produtos da safra da estação:

– Jabuticaba – combate estresse oxidativo

– Limão siciliano, tangerina murcott –  ajudam na imunidade

– Melão amarelo e Dino, melão Galia /Charentais – têm ação diurética

– Mirtilo, amora, cereja, morango – fontes de antioxidantes, auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares

– Pêra Ercolini, pêra Rocha, pêra Williams, pêra Conference – ajudam no bom funcionamento da saúde intestinal

– Uva sem semente, uva Niagara – previnem doenças do coração

– Coco verde – auxilia na hidratação e reposição de eletrólitos

– Mamão Formosa / papaia – ajudam no bom funcionamento intestinal

– Pêssego, ameixa vermelha – auxiliam a reduzir estresse oxidativo

– Abacaxi – contribui para a boa digestão

– Maçã Golden – previne doenças do coração

– Manga Palmer – auxilia na saúde da pele

– Melancia – ajuda na prevenção de câncer de próstata

– Romã – contribui para reduzir processos inflamatórios

Renata lembra que as frutas podem ser consumidas in natura, como sobremesa ou entre as principais refeições. Também são usadas em salada, sucos, shakes, smoothies e para compor preparações com iogurtes e cereais.

 

A especialista alerta que se for consumida in natura e com a casca, é importante fazer a higienização, lavar com água corrente e deixar de molho por 15 minutos em solução de água com hipoclorito de sódio para eliminar possíveis bactérias.

Para armazenar, algumas frutas precisam obrigatoriamente permanecer na geladeira, outras não, mas, segundo a nutricionista, todas elas terão maior durabilidade se mantidas sob refrigeração. “Para quem busca praticidade e compra frutas descascadas ou picadas, vale lembrar que elas precisarão ser consumidas mais rapidamente. E só devemos comprar frutas já manipuladas em locais de boa procedência, que respeitem as regras de higiene”, afirma.

A nutricionista ensina 4 receitas com frutas da Primavera para deixar o cardápio mais colorido e saudável.

Docinho de abacaxi com coco

1 xícara de chá de abacaxi maduro picado

2 xícaras de chá de coco seco ralado

Adoçante a gosto

Modo de preparo:
Em uma panela, adicione o abacaxi e cozinhe em fogo baixo. Quando o abacaxi começar a soltar água, adicione o coco ralado aos poucos, e cozinhe até que a massa fique em ponto de enrolar. Desligue o fogo, deixe esfriar e modele em formato de bolinhas. Leve à geladeira por 2 horas antes de consumir.

Overnight oats antioxidante

1 pote de 200g de iogurte natural

2 colheres de sopa de aveia

2 colheres de sopa de chia em grãos

½ xícara de chá de morangos picados

½ xícara de chá de mirtilos

½ xícara de chá de amoras picadas

Modo de preparo:

Misture o iogurte com a aveia e a chia. Adicione 1/3 do iogurte em uma caneca grande. Em seguida, faça uma camada com os morangos picados. Adicione mais 1/3 do iogurte e em seguida as amoras. Finalize com o restante do iogurte, cobrindo com os mirtilos. Deixe na geladeira por pelo menos 6 horas antes de consumir.

Smoothie proteico

200ml de leite desnatado

2 colheres de sopa de leite em pó desnatado

1 colher de sopa de farinha de aveia

1/3 de xícara de chá de amoras congeladas

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador ou mixer e consuma em seguida. Se desejar, adoce a gosto.

Creme de melão

1 envelope de gelatina sem sabor

Suco de 1 limão siciliano

4 xícaras de chá de melão picado

1 pote de 200g de iogurte natural

2 colheres de sopa de adoçante ou açúcar

Modo de preparo:

Prepare a gelatina sem sabor conforme as instruções da embalagem. Bata todos os ingredientes no liquidificador. Acomode o creme em taças de sobremesa e leve para gelar por pelo menos 2 horas antes de consumir.

SOBRE O OBA HORTIFRUTI – A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, o Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

 

Em agosto de 2023, o Oba foi eleito pelos paulistanos o melhor hortifrúti pela 3ª vez, segundo a pesquisa DataFolha.

 

A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifrúti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR — FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.

Atualmente, a marca possui mais de 70 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal.

Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré-lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifrúti.

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!