Inscrições abertas para o terceiro módulo do Projeto AnimaGyn: criação de formas animadas

De 26 de setembro a 4 de outubro será ministrado o terceiro módulo do Projeto AnimaGyn, um programa de formação para o Teatro de Animação, gratuito e presencial. Este módulo, de criação de formas animadas (Upcycling) será oferecido por Aline Chaves. As aulas desta etapa acontecerão na Oficina Cultural Geppetto, no Setor Pedro Ludovico. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo linktree: https://linktr.ee/animagyn, até o dia 25 de setembro. As vagas são limitadas.
Segundo seus organizadores, a iniciativa busca descentralizar atividades de formação artística, oferecendo aos profissionais de nossa região, e a quem busca iniciação nas artes cênicas, o acesso a conteúdos diferenciados. A ideia também é intensificar as trocas de experiências entre artistas já reconhecidos e um público que busca conhecimento específicos dentro das possibilidades da linguagem teatral.
Sobre a criação de formas animadas
Neste terceiro módulo, a ministrante será a Aline Chaves, técnica em artes cênicas pela Escola de Teatro e Dança da UFPA e se dedica à cenografia e construção de bonecos desde 2001, especializando-se em Upcycling: o processamento de resíduos diversos, sem o uso de energia elétrica. Nesta etapa, Aline trará as técnicas para Criação de Formas Animadas com Sucata. Desde o desenho, o projeto, investigação de materiais e das habilidades manuais do manipulador, até práticas de atelier, devem garantir aos participantes a elaboração de novas personagens e histórias animadas.
Sobre a importância do ANIMAGYN
Em cada uma das etapas, os organizadores do projeto buscam o reconhecimento da relevância desta forma de encenação, assim como sua contribuição para a história das artes e sua significância para o trabalho do ator e do criador contemporâneo. As formas animadas transportam o espectador para universos tão diversos quanto se é possível imaginar.
De acordo com Milton Aires, um dos coordenadores do projeto, “Pode-se entender o Teatro de Animação como uma arte constituinte das múltiplas identidades do ser humano, cuja essência e reminiscência presente em muitas civilizações atravessou o tempo reinventando-se até chegar ao porte de uma arte de constante atualização tecnológica entres as artes humanas”. Milton ainda complementa: “O teatro de animação figura-se com uma intensa produção, pesquisa e renovação de linguagem teatral no mundo.”