Prefeitura de Morrinhos faz campanha contra as queimadas
A prefeitura de Morrinhos, através da Superintendência Municipal de Meio Ambiente, vai executar nos próximos três meses uma série de ações para conscientizar a população a respeito do combate às queimadas urbanas, cujas ocorrências continuam registrando números preocupantes no município.
Dentro da programação, já está sendo realizada divulgação nos meios de comunicação de massa, mídias levando informações do prejuízo e dos perigos causados com as queimadas, serão instaladas também faixas nas saídas e nos principais pontos da cidade, dentro da programação, ainda este mês terá início blitz educativa nas principais avenidas de Morrinhos e também nas rodovias e na BR 153. Durante as abordagens serão entregues milhares de panfletos, adesivos e sacolas ecológicas aos motoristas que passam pelo local.
O folheto traz no título as seguintes frases: “Queimadas é crime! Queimada não limpa, ela só piora as condições do ar, é crime e da multa! ”. No seu interior também tem os telefones para denúncias sobre quem coloca ou está provocando queimadas. A campanha lembra que queimadas são um problema de todos, o que fazer para não a praticar e quais as razões para não incendiar quaisquer resíduos no meio ambiente. A campanha também alerta que este ato pode ser enquadrado como crime, com pena de seis meses a um ano de detenção e multas que chegam a R$ 5 mil.
“Neste período de estiagem o número de queimadas costuma aumentar muito. Este ano já registramos muitas ocorrências nos loteamentos em torno da cidade”, esclarece Osmar Saran, Secretário de Agricultura. Ele lembra que o grande problema das queimadas é a fumaça, que costuma ser bastante tóxica. Uma vez inalada pode agravar ou provocar muitas doenças como asma, bronquite, sinusite, rinite, pneumonia e um grande número de quadros alérgicos, vitimando, com frequência, crianças e idosos. Além de causar poluição ambiental e de transformar-se num risco de incêndio com maiores proporções.
A Major Simões do corpo de Bombeiros, parceiros na campanha, informou que as ocorrências estão sendo frequentes e que as pessoas não respeitam, a equipe do meio ambiente lembra a todos que durante as fiscalizações inicialmente, são feitas apenas uma advertência por escrito. Se houver reincidência, é feito um registro de ocorrência na delegacia. No terceiro flagrante será aplicada a multa que, em alguns casos, pode ser convertida em prestação de serviço à comunidade.
A programação desta campanha da prefeitura de Morrinhos, contra queimadas terá sequência com as visitas educativas dos agentes as escolas após as férias, e uma série de palestras que serão organizadas nas escolas e nas comunidades rurais.
Fonte: Ascom