Debate com Conselho Municipal do Turismo na última segunda-feira (20/06), no Paço Municipal, abordou inauguração do Clube do Povo na região Leste, projeto de revitalização do Beco da Codorna, reforma dos parques Zoológico e Mutirama, encaminhamento de projetos, e impacto de obras de mobilidade de grande porte, que facilitam acesso às atrações turísticas da capital
No intuito de debater políticas públicas e projetos que fortaleçam seu potencial turístico, a Prefeitura de Goiânia promoveu, na última segunda-feira (22/06), encontro com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur). A reunião no Paço Municipal teve como pauta a apresentação dos espaços públicos de lazer e de turismo inaugurados na gestão, investimentos e iniciativas desenvolvidas com o Governo Federal.
O prefeito Rogério Cruz destacou que seu primeiro ano de gestão foi de planejamento e projeção, e que sua totalidade foi encaminhada àBrasília. “Queremos evidenciar a natureza receptiva do goianiense, por isso,temos tantos projetos voltados para o turismo e, neste ano, colheremos os frutos do planejamento”.
Entre os feitos da gestão, o presidente da Agência Municipal de Turismo e Lazer (Agetul), Valdery Júnior, destacou a inauguração do Clube do Povo da Região Leste – Rio Jordão para fomentar o lazer, além do avanço do projeto de reforma dos Parques Zoológico e Mutirama. “No parque de diversões,que é público, reformaremos atrações queridas do público, como a Casa Mal Assombrada, Teleférico, Cine 4 D, Music Express, Tobogã, Parque dos Dinossauros e Roda Gigante”.
Para o aeroporto e rodoviária, há o projeto de reestruturação dos Centros de Atendimento ao Turista (CATs), com novo layout e comunicação no conceito do perfil turista 4.0. “Preparamos, também, a estruturação de novos CATs da Estação Ferroviária e da Região da 44”, afirmou opresidente da Agetul.
Sinalização turística
Uma comissão de estudo prepara a implantação de sinalização para Orientação de Trânsito nos principais logradouros da cidade, com revitalização das placas de trânsito turísticas e dos atrativos turísticos. A comissão é composta pela Secretarias Municipais de Mobilidade (SMM), Cultura (Secult), Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sictec), Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) e Agetul.
A prefeitura também prepara a execução do Caminho dos Bougainvilles e Rota Cervejeira, projetos com roteiros de integração turísticas.Para o Centro de Goiânia, ganhou destaque o projeto de revitalização do Beco da Codorna, que receberá reforma da iluminação e recuperação do asfalto, dentre outros benefícios, com intuito de criar roteiro de turismo pela região.Os Viadutos Iris Rezende Machado, Complexo Viário Luiz José Costa (Jamel Cecílio), Doutor Lauro Belchior (Enel) e Regina Pimenta Peixoto Moura (Viaduto da Moda), grandes obras inauguradas na gestão em pontos estratégicos da capital, foram pontuados como facilitadores de acesso aos turistas às diferentes regiões.
Evento Fácil
Por fim, durante a reunião, foi apresentada ao trade turístico a elaboração do Evento Fácil, projeto em fase de conclusão cujo objetivo é agilizar a tramitação de alvarás e emissão de licença para a realização de eventos. A ferramenta permite que o próprio promotor dê entrada na documentação, gere e imprima taxas, além de acompanhar o andamento dos processos até sua conclusão.
Wilton Morais da Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul) –Prefeitura de Goiânia