PREFEITOS DO SUL DE GOIÁS SE UNEM PARA REIVINDICAR DUPLICAÇÃO DE RODOVIA
A BR-452, com 200 quilômetros de extensão, entre Itumbiara e Rio Verde, liga as regiões Sudoeste e Sul de Goiás. É uma das mais importantes vias de escoamento da produção agropecuária goiana e tem um intenso tráfego de veículos pesados, como caminhões e carretas. Mas, mesmo com a grande movimentação, a BR-452 ainda não é duplicada, e infelizmente muitos acidentes e mortes são registrados na via.
A duplicação da BR-452 foi um dos assuntos debatidos no primeiro Encontro de Prefeitos do Sul de Goiás, realizado em Itumbiara nesta semana.
Dione Araújo, prefeito de Itumbiara recebeu outros 12 prefeitos da região:
Joaquim Guilherme (Morrinhos),
Zezinho Vieira (Goiatuba),
Adair Henriques (Bom Jesus),
André Chaves (Buriti Alegre),
Rodrigo Rodrigues (Cachoeira Dourada),
Zé Willian (Panamá),
Neilton Branquinho (Vicentinópolis),
Cláudio Caixeta (Inaciolândia),
João Henrique (Porteirão),
Edjane Alves (Maurilândia),
Claudiomar Portugal (Acreúna) e
Siron Queiroz (Turvelândia).
Dione explicou que em breve haverá nova reunião, envolvendo toda a sociedade, para reivindicar, junto ao Governo Federal, a duplicação da BR-452.
Os prefeitos de Morrinhos, Joaquim Guilherme, e de Goiatuba, Zezinho Vieira, destacaram a importância da união de esforços para conseguir que a 452 seja duplicada.
O deputado federal Daniel Agrobom, que é de Bom Jesus, um dos municípios cortados pela BR-452 disse que manteve contato com a equipe da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT – levando a reivindicação dos prefeitos do Sul Goiano sobre a duplicação da BR-452.
Há informações de que a rodovia será administrada por uma empresa particular, mas a concessão prevê duplicação de apenas 20 quilômetros e a terceira faixa em outros trechos.
A intenção dos prefeitos é mostrar à empresa o retorno financeiro que se terá caso a 452 seja duplicada em todo o trecho entre Itumbiara e Rio Verde.
Outros assuntos debatidos pelos prefeitos na reunião foram a educação de tempo integral, a revisão do pacto federativo e a reforma tributária. Esses assuntos serão detalhados em uma outra reportagem.
Reportagem: DIONI RIBEIRO / DECOM / PREFEITURA DE ITUMBIARA
Fotos: ROOWER ALMEIDA / DECOM / ITUMBIARA