DestaquesNotícias

Prazo para Solicitar Isenção da Taxa de Inscrição do Enem 2024 Começa Hoje

Os estudantes que se enquadram nos critérios estabelecidos têm até 26 de abril para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024. Confira o passo a passo e as datas importantes

 

O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 teve início nesta segunda-feira, 15 de abril. Os interessados têm até o dia 26 de abril para realizar o pedido, que deve ser feito exclusivamente através da Página do Participante (enem.inep.gov.br/participante) utilizando o login do gov.br.

 

Para serem elegíveis à isenção, os participantes devem se enquadrar em uma das seguintes categorias:

 

– Alunos matriculados no 3º ano do ensino médio em escolas públicas;

– Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas integrais em escolas particulares, desde que comprovem renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (R$ 1.980);

– Indivíduos em situação de vulnerabilidade social, integrantes de famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).

 

O processo de solicitação requer o fornecimento de informações pessoais, como CPF, data de nascimento, e-mail e um número de telefone válido.

 

Para aqueles que obtiveram isenção no Enem 2023, mas não compareceram à prova, é necessário justificar a ausência através da Página do Participante. Caso contrário, perderão o direito à isenção.

 

Os resultados da solicitação de isenção serão divulgados em 13 de maio. Em caso de indeferimento, os candidatos terão a oportunidade de entrar com recurso entre os dias 13 e 17 de maio. O resultado final do recurso será publicado em 24 de maio.

 

É importante ressaltar que todos os candidatos, tanto os isentos quanto os não isentos, devem realizar a inscrição no Enem 2024 dentro do prazo estabelecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ainda a ser divulgado.

 

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!