O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 teve início nesta segunda-feira, 15 de abril. Os interessados têm até o dia 26 de abril para realizar o pedido, que deve ser feito exclusivamente através da Página do Participante (enem.inep.gov.br/participante) utilizando o login do gov.br.
Para serem elegíveis à isenção, os participantes devem se enquadrar em uma das seguintes categorias:
– Alunos matriculados no 3º ano do ensino médio em escolas públicas;
– Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas integrais em escolas particulares, desde que comprovem renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (R$ 1.980);
– Indivíduos em situação de vulnerabilidade social, integrantes de famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).
O processo de solicitação requer o fornecimento de informações pessoais, como CPF, data de nascimento, e-mail e um número de telefone válido.
Para aqueles que obtiveram isenção no Enem 2023, mas não compareceram à prova, é necessário justificar a ausência através da Página do Participante. Caso contrário, perderão o direito à isenção.
Os resultados da solicitação de isenção serão divulgados em 13 de maio. Em caso de indeferimento, os candidatos terão a oportunidade de entrar com recurso entre os dias 13 e 17 de maio. O resultado final do recurso será publicado em 24 de maio.
É importante ressaltar que todos os candidatos, tanto os isentos quanto os não isentos, devem realizar a inscrição no Enem 2024 dentro do prazo estabelecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ainda a ser divulgado.