EntretenimentoNotíciasPolítica

Praça no Jardim Goiás é opção de diversão e bem-estar nas férias

Uma pesquisa da University of British Columbia (UBC) sugere que viver em áreas com alta exposição ao verde pode ajudar a preparar as crianças para o sucesso. Aquelas que vivem em um local residencial com mais vegetação e ambientes naturais mais ricos apresentaram melhor desenvolvimento geral do que seus pares com menos espaço verde. De acordo com os pesquisadores, a razão para isso é em parte pela capacidade dos espaços verdes de reduzir os efeitos nocivos da poluição do ar e do ruído.

Nada melhor do que aproveitar esse período de férias para levar os pequenos a ter um maior contato com as praças e parques da cidade. Por exemplo, o resultado dos estudos citados acima é vivido na prática pela advogada Thaís Palhares, que costuma frequentar o ano todo a Praça das Artes, localizada no Jardim Goiás, em Goiânia, com os dois filhos em busca de qualidade de vida. “É um espaço que nos garante respirar um ar puro, conhecer pessoas. Costumo frequentar com meu filho de 2 anos porque ele gosta muito de ir ao parquinho e brincar”, destaca a moradora da região.

Proporcionar mais espaços de convivência e lazer na cidade, como praças, são defendidos por especialistas para evitar o estresse. Pesquisas recentes têm mostrado que a exposição à luz solar, que provoca a produção da vitamina D no corpo, é fundamental para prevenir uma série de doenças e contribui para melhorar a saúde mental.

Thaís destaca que a praça se torna uma extensão da casa e vira um ponto de encontro com amigos, além de ser um espaço para conhecer novas pessoas. “Nesta região, contamos com outra área importante que é o Parque Flamboyant, mas ele é frequentado por muitas pessoas. Aqui, acaba sendo um espaço mais íntimo e, ao mesmo tempo, tem uma área relativamente grande. Além disso, é uma praça que recebe muitos cuidados dos próprios moradores da região, o que gera ainda mais conexão”, explica a advogada.

Interação

A Praça das Artes foi construída em 2008 com o objetivo de proporcionar maior interação entre os moradores em uma área de mais de 9 mil metros quadrados (m²), próxima ao Parque Flamboyant. A iniciativa da prefeitura, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), e de um pool de empresários do setor imobiliário, capitaneado pela GPL Incorporadora, surgiu com o objetivo de oferecer à comunidade um ponto de encontro de pessoas e de diversas manifestações culturais. Segundo o censo de 2010, o bairro já contava com mais de 11 mil moradores na região.

Segundo o diretor da GPL Incorporadora, Guilherme Pinheiro de Lima, a ideia da construção da praça surgiu com a identificação do espaço abandonado e a necessidade de promover mais uma área de integração entre os moradores. “Na época, o Parque Flamboyant já estava pronto e, logo acima, a praça estava abandonada. Conversamos com o prefeito da época, que era o Iris Rezende, e as portas foram abertas para iniciarmos uma parceria de revitalização do local, que passou a se chamar Praça das Artes”, explica.

“A praça, com o passar dos anos, foi se tornando um espaço de convivência e diversão das famílias. A área é um verdadeiro reduto dos moradores que espalham bem-estar, inspirados principalmente nas histórias de ícones mundiais e nas mensagens culturais e artísticas dos totens espalhados pela praça”, completa Guilherme.

Remodelação

O espaço contou com um processo de concepção artística do artista plástico G. Fogaça, que criou oito obras de arte em forma de totens para homenagear as personalidades que se dedicaram aos temas ligados à paz: Martin Luther King, John Lennon, Dalai Lama, Mahatma Gandhi, Madre Teresa de Calcutá, Leolídio Caiado, Cora Coralina e São Francisco de Assis. Em 2020, a praça contou com uma remodelação, ganhando uma quadra para a prática de esportes, novos equipamentos (como brinquedos arrecadados por meio de aquisições e doações dos moradores) e reconstrução do pet place através da iniciativa de moradores da região.

De acordo com o incorporador da GPL, a iniciativa fez parte da busca da empresa em contribuir para o desenvolvimento do urbanismo da cidade. “O nosso foco é desenvolver a perspectiva das relações humanas e assim melhorarmos o espaço urbano e a qualidade de vida por onde formos atuar”, destaca Guilherme.

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!