Palácio do Planalto abre suas portas para visitas guiadas a partir de domingo
Após restauração e paralisação devido à pandemia, público terá acesso a um dos ícones da arquitetura modernista brasileira. Agendamento online disponível

A partir do próximo domingo (14), o Palácio do Planalto, sede da Presidência da República e ícone da arquitetura modernista brasileira, retoma suas visitas guiadas como parte das ações da Presidência para aproximar a população da sede do poder executivo federal. Gratuitas, as visitas deverão ser agendadas eletronicamente, exclusivamente pelo site oficial.
As visitas guiadas foram interrompidas em março de 2020 devido à pandemia de covid-19. No entanto, um evento marcante em janeiro de 2023, quando o Palácio foi alvo de vândalos extremistas durante uma tentativa de golpe, exigiu uma restauração que durou meses.
O roteiro da visitação ao Palácio do Planalto, segundo a Secretaria de Administração vinculada à Casa Civil da Presidência da República, inclui o térreo, o segundo, o terceiro andar e o subsolo, que agora abriga um novo espaço de exposições. As visitas terão duração média de uma hora e serão realizadas em grupos de até 30 pessoas a cada meia hora, com vagas destinadas a grupos prioritários. O horário de visitação será aos domingos, das 9h às 14h, sendo que o último grupo entrará às 13h. Não é necessário agendamento para crianças de até 10 anos.
O programa de visitação visa aproximar o público externo e permitir uma maior compreensão da missão institucional da Presidência da República. A Casa Civil ressalta que a visitação enfatiza aspectos da educação patrimonial, contribuindo para a construção do conhecimento da população sobre a história, cultura e bens artísticos da sede do governo.
Situado na Praça dos Três Poderes, em Brasília, o Palácio do Planalto foi inaugurado em 21 de abril de 1960, marcando a história da transferência da capital federal para o centro do país. Além do Palácio do Planalto, a Praça dos Três Poderes abriga a sede do Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Congresso Nacional. O Palácio do Planalto é o local onde funcionam o gabinete da Presidência da República e os ministérios da Casa Civil, da Secretaria de Comunicação Social (Secom), da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) e da Secretaria-Geral. É palco das principais agendas oficiais do presidente, reuniões ministeriais e lançamentos de projetos do governo federal.