OVG recebe doação de 70 mil litros de leite
Pelo sétimo ano consecutivo, a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) recebe a doação de 70 mil litros de leite tipo Longa Vida do Sindicato das Indústrias de Laticínios no Estado de Goiás (Sindileite). A solenidade de entrega foi realizada nesta segunda-feira, 6 de junho, no Palácio das Esmeraldas, com a presença do governador Marconi Perillo, presidente do Sindileite, Joaquim Guilherme, diretora geral da OVG, Eliana França, empresários do setor lácteo. O leite será distribuído entre as entidades sociais cadastradas na OVG e também ao Centro de Apoio ao Romeiro de Trindade. O evento é realizado em comemoração ao Dia Mundial do Leite, celebrado em 1º de junho.
“É com alegria que a OVG recebe, por mais um ano, a doação deste alimento. O leite vai fortalecer a alimentação, principalmente, de crianças e idosos atendidos pelas instituições cadastradas na Organização. Sabemos de sua importância, especialmente nestas faixas etárias. A doação chega como um grande presente”, destacou Eliana França.
O presidente do Sindileite, Joaquim Guilherme, agradeceu o apoio do governo do Estado ao setor lácteo e também a parceria dos empresários da área. “São quase 500 mil litros de leite já doados desde 2010. Nossa expectativa é doar ainda mais no próximo ano. O leite tem grande importância não só para alimentação, mas movimenta a economia, gera emprego”, pontuou.
Marconi Perillo ressaltou que o governo tem adotado medidas para garantir competitividade no mercado na área do agronegócio. “O governo buscou reduzir alíquotas e dar condições para que os produtores pudessem comercializar a um preço mais competitivo. Nossa intenção é buscar alternativas que possibilitem aos produtores e indústrias crescerem cada vez mais e gerar cada vez mais empregos, ressaltou, ao acrescentar que a iniciativa do Sindileite e empresários do setor representa um ato de solidariedade e fraternidade humana. “A OVG é uma instituição criteriosa, e temos certeza, que o alimento chegará a quem realmente precisa”.
O Dia Mundial do Leite foi instituído em 2001 pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU) com o objetivo de incentivar o consumo do leite e divulgar sua importância na alimentação. A ideia surgiu logo após a segunda guerra mundial na Europa, quando milhares de famílias tinham problemas com a falta de alimentação, e o leite era o alimento mais presente.
Manual de Boas Práticas Agropecuárias – Durante a solenidade de repasse, o Sindileite lançou a edição atualizada do Manual de Boas Práticas Agropecuárias. Foram editados 60 mil exemplares que posteriormente serão distribuídos pelas indústrias de laticínios a entidades como a Agrodefesa e produtores de leite. Entre os assuntos abordados estão: qualidade do leite; manejo de rebanho leiteiro; manuseio de produtos químicos; qualificação profissional e meio ambiente.