EntretenimentoNotícias

Orquestra Filarmônica apresenta mais um espetáculo da série Concertos para a Juventude

Neste domingo, 7, às 11h, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, a Orquestra Filarmônica de Goiás apresenta mais um espetáculo da série Concertos para a Juventude.

Como convidados, a Filarmônica recebe o maestro uruguaio Jorge Rotter e o consagrado pianista brasileiro Pablo Rossi. No programa estão as obras Euryanthe ( Abertura), de Weber, o aclamado Concerto para Piano n.5 de Beethoven e a Sinfonia n.1 de Schumann. A entrada é gratuita.

O PIANISTA

Pablo Rossi é o vencedor do 1o. Concurso Nacional Nelson Freire para Novos Talentos Brasileiros, em 2003. Conquistou seu primeiro prêmio aos sete anos de idade, no IV Concurso Jovens Intérpretes de Lages. Desde então, venceu também o Concurso Magda Tagliaferro (1998), Encuentro Internacional de Jóvenes Músicos (Córdoba/Argentina 2001) e o Concurso Internacional “Ciutat de Carlet” (Carlet/Espanha, 2002).

Pablo estudou no Brasil sob orientação de Olga Kiun. É bacharel e mestre pelo Conservatório Tchaikovsky de Moscou, onde estudou com Elisso Virsaladze, com patrocínio do Governo do Estado de Santa Catarina e do empresário Roberto Baumgart. Atualmente, Pablo vive em Bruxelas, Bélgica.

O REGENTE

Jorge Rotter possui um currículo invejável na Música de Concerto. Aos 25 anos, assumiu a direção da Orquestra Sinfônica de Rosário, na Argentina, onde permaneceu durante mais de 8 anos, realizando cerca de 300 programas com um repertório amplo, que compreendeu as maiores obras de compositores pós-românticos e modernos.

Em 1987, ele se muda para Salzburg e se torna professor de Regência na prestigiosa Universidade Mozarteum, posição que ocupa atualmente. A partir deste período, realiza várias performances internacionais com orquestras sinfônicas e diversas atividades acadêmicas em renomadas instituições como o Conservatório Real de Bruxelas e a Royal College of Music, em Londres.

Ele também é convidado regularmente para reger as principais orquestras da Alemanha, Argentina ,Chile, Uruguai, Brasil, entre outros.

Mês dos pianos

A Orquestra Filarmônica de Goiás tem o mês de agosto reservado para os pianos. Além do concerto do dia 07, a Filarmônica apresenta no dia 18 um concerto com o jovem pianista Ronaldo Rolim sob a regência do maestro italiano Matteo Pagliari. Serão apresentadas as obras Abertura Concertante de Camargo Guarnieri, o Concerto para Piano e Orquestra de Mozart, a Suíte Nordestina de Mahle e a Sinfonia n.2 de Beethoven. A apresentação no Teatro Goiânia, às 20h30.

Para encerrar o mês, no dia 28, o celebrado pianista Arnaldo Cohen sobe ao palco do Centro Cultural Oscar Niemeyer para tocar uma de suas especialidades: o Concerto nº2 para piano e orquestra de Liszt. A regência é de Neil Thomson, diretor artístico da Filarmônica. Serão interpretadas ainda a Sinfonia nº7 de Dvorák e o Episódio Sinfônico de Ronaldo Miranda.

SERVIÇO

Concertos para a Juventude
Data: 7 de agosto de 2016
Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer
Horário: 11h
Solista: Pablo Rossi
Regente: Jorge Rotter
Programa:
C. M. Weber: Abertura Euryanthe
L. Van Beethoven: Concerto para Piano No. 5, “O Imperador”
R. Schumann: Sinfonia No. 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!