EntretenimentoNotícias

Mutirão recolhe pneus inservíveis e governo garante o plantio de mais de 6 mil mudas de árvores, em Valparaíso

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Agricultura Familiar em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, promoveram um grande mutirão para a coleta de pneus em Valparaíso de Goiás. A importante ação contou com a parceria do governo municipal, de proprietários de borracharias, de revendedoras e da comunidade.

Segundo Rafael Viana, titular da Secretaria do Meio Ambiente e Agricultura Familiar, o evento foi importante para conscientização ambiental. Ele destaca o envolvimento da comunidade e de borracharias locais, que abraçaram a causa e colaboraram para a coleta e destinação correta de pneus que estavam sujando áreas do município e gerando riscos para a saúde da população.

“Essa atividade ajudou na redução da quantidade de pneus velhos que acumulavam água parada em diversos pontos da cidade. Agradecemos a cooperação da sociedade, da Prefeitura, da Secretaria da Saúde e dos agentes de endemias, que estão agindo no combate ao Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue e de outras doenças”, comentou o secretário Rafael.

Conforme informações da Secretaria do Meio Ambiente, foram armazenados cerca de 2.500 pneus em Valparaíso, que já foram encaminhados para uma usina de reciclagem da WTO Ambiental. A empresa com sede em Luziânia (GO), possui uma tecnologia pioneira e se dispôs a recolher os pneus inservíveis, além dos resíduos pneumáticos depositados e concentrados no ecoponto municipal.

Em nota, a WTO Ambiental declarou que está atuando com o propósito de agir preventivamente, enfrentando o problema como questão ambiental, mitigando os efeitos danosos a saúde pública. A empresa entende que uma ação dessa magnitude realizada pelo poder público local é de suma importância, não só para o município, mas como para toda região, seja através da limpeza pública, como também pelo exemplo.

Os pneus recolhidos passarão por um processo importado de mecanização, onde serão submetidos a alta temperatura em tanques de pirolisação, para que sejam aproveitados a borracha e os arames. A cada 5 toneladas de pneus reciclados são produzidos 2 mil litros de óleo, que pode ser utilizado para o funcionamento de máquinas agrícolas e caldeiras industriais.

O secretário municipal da Saúde, Dr. Leonardo Esteves, destacou a importância do mutirão para a manutenção da limpeza urbana e combate a inúmeras doenças. “A atividade visou deixar a cidade mais limpa e diminuir os focos da dengue. Os pneus recolhidos serviam para o acúmulo de água parada e contribuíam com a proliferação do mosquito Aedes aegypti”, disse.

Segundo o prefeito Pábio Mossoró, a contrapartida da empresa responsável pela remoção de pneus será revertida na aquisição de mais de 6 mil mudas de árvores para o plantio em todos os bairros do município, contando com ajuda da Secretaria do Meio Ambiente e Agricultura Familiar e da Secretaria da Saúde. Ele também destaca a importância do trabalho preventivo no combate a doenças. “Foi determinado aos secretários, que fosse realizado todo o recolhimento dos pneus, justamente para combatermos o mosquito da dengue”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!