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Motoristas de aplicativo rejeitam proposta de regulamentação de Lula e protestam em todo o Brasil

Manifestações simultâneas em todas as capitais contestam projeto de Lei Complementar que estabelece remuneração mínima por hora para motoristas de aplicativo.

Nesta terça-feira (26), motoristas de aplicativo em todo o Brasil levantam suas vozes contra o projeto de regulamentação da atividade proposto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As manifestações, que ocorrem de forma coordenada em todas as capitais do país, visam contestar o Projeto de Lei Complementar 12/24, atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados.

 

O projeto, fruto de negociações entre o governo federal, empresas e sindicatos, introduz a categoria do “trabalhador autônomo por plataforma” sem estabelecer um vínculo empregatício. Sob os termos do projeto, os motoristas teriam a garantia de uma remuneração mínima de R$ 8 por hora trabalhada, com as empresas arcando com 20% das contribuições ao INSS e o restante sendo responsabilidade dos próprios trabalhadores.

 

No entanto, a proposta tem gerado descontentamento entre os motoristas, que apontam que as plataformas já estão reduzindo os valores pagos por quilômetro rodado, tornando o projeto desvantajoso para a categoria. Segundo Luiz Paulo Pereira de Santana, um dos manifestantes em Goiânia, a iniciativa governamental não traz benefícios claros aos motoristas e, ao contrário, impõe mais taxações e diminui a flexibilidade de trabalho.

 

“A percepção é que as plataformas estão diminuindo o pagamento por quilômetro rodado, o que torna o projeto do governo ainda menos atraente para os motoristas. Com as taxações propostas e uma possível redução na carga de trabalho, ser motorista de aplicativo deixará de ser viável”, expressou Santana durante o protesto.

 

Além disso, uma das críticas levantadas pelos manifestantes é a exclusão dos entregadores que prestam serviços por aplicativo, deixando uma lacuna na proteção e regulamentação desses trabalhadores.

 

As manifestações, que contam com carros de som, faixas e adesivos, têm como objetivo pressionar o Congresso Nacional a revisar o projeto de regulamentação, buscando garantir melhores condições de trabalho e remuneração para os motoristas de aplicativo em todo o país.

 

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