Morango, além de saboroso é um grande protetor do coração e do cérebro, aponta estudo
Especialista confirma benefícios da fruta, que deve ser inserida na dieta de crianças a partir de 6 meses
Uma revisão científica publicada no Critical Reviews in Food Science and Nutrition destaca os benefícios do morango para a saúde cardiovascular e cerebral. Segundo os pesquisadores, a fruta é rica em fitonutrientes, como polifenóis e fibras, que ajudam a reduzir o colesterol LDL (o “ruim”) e os triglicerídeos, além de combater a inflamação, fatores diretamente ligados ao risco de doenças cardíacas.
O médico pediatra e cirurgião cardíaco da Hapvida NotreDame Intermédica, Wesley Medeiros, cita a pesquisa desenvolvida por Roberta Holt, principal autora do estudo e pesquisadora da Universidade da Califórnia, e diz que a descoberta pode ser o marco inicial de uma nova cultura alimentar. “O consumo de alimentos que aumentam a vasodilatação deve ser inserido na rotina alimentar da população desde a infância. Bebês com mais de seis meses já podem ingerir morangos. Cabe aos pais o cuidado de fazer disso um hábito para os pequenos”, ressalta o médico.
Wesley destaca que os morangos podem retardar o declínio cognitivo e proteger contra a demência. Ao combater o estresse oxidativo, a fruta apoia a saúde cerebral, contribuindo para manter a mente ativa ao longo do envelhecimento. Além disso, ele pontua que o alimento promove um aumento na vasodilatação, sendo isso um fator de proteção do sistema cardiovascular e do sistema nervoso central.
“A pesquisa comprova que o morango melhora o metabolismo de gorduras, reduz a inflamação sistêmica e contribui para o controle de fatores de risco cardiovascular. Mas os não se limitam ao coração. A pesquisa também destaca que a fruta ajuda a retardar o declínio cognitivo e protege contra a demência. Isso ocorre graças ao alto teor de flavonoides e antioxidantes, que combatem o estresse oxidativo, um dos responsáveis pelo envelhecimento cerebral”, explica.
Outras vantagens da fruta são a ajuda em reduzir o colesterol e a prevenir doenças cardíacas e, se inseridas na rotina alimentar desde a infância, a tendência a se tornar um grande protetor do sistema cardiovascular e nervoso central porque aumenta a vasodilatação. “Os benefícios respaldados por evidências científicas consolidam o morango como um grande aliado no cuidado com a saúde cardiometabólica. Além de ser uma delícia natural, a inclusão regular da fruta na dieta pode ser uma estratégia eficaz na promoção do bem-estar e na prevenção de inúmeras condições de saúde”, finaliza o médico cardiovascular.