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Investimentos feitos por governo Marconi na melhoria do atendimento elevam qualidade dos serviços prestados pelo Detran ao cidadão

Goiânia, 16 de dezembro de 2016 – O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) vivenciou um ano de boas mudanças em 2016, especialmente em relação ao atendimento ao usuário, após investimentos realizados pelo governador Marconi Perillo no aperfeiçoamento da gestão e dos sistemas de prestação de serviços do órgão. A avaliação é do presidente da autarquia, Manoel Xavier Ferreira Filho.

Segundo ele, o projeto de modernização e descentralização do órgão facilitou a vida do cidadão, que hoje pode realizar os mais diversos serviços sem precisar ir à sede, no bairro Cidade Jardim, em Goiânia. Hoje, alguns serviços já podem ser feitos pela internet. “Os alicerces já foram construídos. Promovemos mudanças estruturais e devolvemos para o cidadão, na forma de serviço de qualidade, toda contribuição que ele dá ao Estado. Temos buscado parcerias que nos ajudem a instituir padrões de qualidade ao serviço público. Nosso trabalho foi focado em tratar nossos usuários como clientes e sua satisfação é nosso eixo norteador”, afirma Manoel Xavier.

Ele destaca como mudança positiva o atendimento padrão Vapt Vupt implantado pelo governo Marconi e a descentralização de serviços, que reduziram as filas dentro da sede do Detran-GO. Em alguns departamentos, elas não existem mais. Novos equipamentos, treinamento de colaboradores e melhoria nos processos internos transformaram o órgão de trânsito para melhor. “É um alento para quem precisa de atendimento rápido, confortável e eficiente e não pode passar parte do dia enrolado com a burocracia”, destaca Xavier.

No início de novembro, o Detran-GO criou o Vapt Vupt Empresarial dentro da Unidade Padrão Vapt Vupt, na sede do órgão. O local é exclusivo para o atendimento de empresários, concessionários, frotistas, revendedores, financeiras, despachantes, centros de formação de condutores, credenciados, clínicas, médicos, psicólogos, permissionários e leiloeiros, entre outros. Segundo o presidente, a partir de agora, o usuário pessoa jurídica não precisa mais dividir o atendimento com pessoas físicas.

“Essa segmentação criou diferenciais importantes, pois os parceiros do Detran-GO representam, muitas vezes, uma demanda grande de pessoas. Por outro lado, o cidadão comum não pode ficar na fila aguardando enquanto um empresário dá entrada em 100 processos de uma única vez”, explica Manoel Xavier.

Entre os usuários também os elogios passaram a frequentar o cotidiano do órgão, que em 2013 e 2014 frequentou constantemente a mídia negativa. Levantamento do Detran-GO constatou claramente essa mudança junto aos usuários, chegando quase à unanimidade. Agora, segundo Manoel Xavier, a mídia é 100% positiva.

Aperfeiçoamento da gestão reduz

custos operacionais do Detran Goiás

De acordo com o presidente do Detran-GO, as mudanças implementadas no órgão agilizam ainda mais a prestação de serviços, proporcionando economia de tempo e ganho em qualidade de atendimento. Ele reforçou que, por dia, o Vapt Vupt Empresarial já atende aproximadamente 400 pessoas. Para ele, o avanço também representa o comprometimento do Detran-GO em prestar o melhor serviço possível ao usuário, seja ele pessoa física ou jurídica.

Para Jader Neves, presidente da Associação dos Centros de Formação de Condutores (CFC’s) do Estado de Goiás, o empresário, assim como qualquer cidadão comum, merece respeito por parte do poder público. “Por isso, é necessário reconhecer a importância das mudanças realizadas pelo Detran-GO ao longo deste ano. É bom lembrar ainda que o atendimento rápido e eficiente também ajuda a garantir a perenidade dos negócios. O tempo que o empresário perdia em filas, hoje, ele pode dedicar a outros assuntos de sua empresa”, afirma.

“Com toda certeza, a modernização e a descentralização do atendimento do Detran-GO são avanços históricos para Goiás e modelo para o restante do Brasil. Tal qual o Vapt Vupt, em breve serão copiados por outras unidades da Federação”, avalia também Jader Neves.

Outra importante novidade recente foi a abertura, no dia 11 de dezembro, da pista oficial de exame de direção veicular para que os postulantes à habilitação possam conhecer o percurso das provas. A iniciativa visa reduzir o nervosismo, que figura entre os principais fatores que contribuem para a reprovação dos candidatos durante o exame prático para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A pista da sede, em Goiânia, está liberada para os treineiros de domingo a sexta-feira. Durante a semana, ela poderá ser utilizada no período noturno, das 18h às 21h. No domingo, ficará aberta de 8h às 18h. Não será cobrada taxa de utilização da pista. A medida busca humanizar o processo e permitir que o examinado aplique seus conhecimentos com maior tranquilidade.

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