Investimentos do governo nos municípios vão impulsionar geração de empregos, afirmam prefeitos
Vice-governador José Eliton se reuniu ontem (27) com gestores de Nerópolis, Nazário, Campo Limpo de Goiás, Petrolina de Goiás, Britânia, São Patrício, Ipiranga de Goiás, São Miguel do Passa Quatro e Uruaçu. Eles definiram onde serão empregados valores oriundos de convênios com o Estado. Secretários Sérgio Cardoso (Articulação Política) e Tayrone Di Martino (Governo) participam das audiências
Prefeitos de municípios goianos elogiam a iniciativa do governador Marconi Perillo e do vice-governador José Eliton de repassarem diretamente às prefeituras recursos de convênios do governo do Estado que, segundo avaliam, chegam em hora oportuna. Eles preveem que investimentos vão contribuir diretamente para a geração de empregos nas diversas regiões do estado. O incremento das economias locais contribuirá para a movimentação financeira do comércio e dos serviços.
Nesta segunda-feira (27/03), o vice-governador José Eliton retomou as audiências com os gestores que têm como objetivo as discussões e escolha dos setores que receberão recursos do Plano de Investimentos do governo de Goiás nos municípios. Nerópolis, Nazário, Campo Limpo de Goiás, Petrolina de Goiás, Britânia, São Patrício, Ipiranga de Goiás, São Miguel do Passa Quatro e Uruaçu definiram onde serão empregados os valores oriundos de convênios.
Além do vice-governador José Eliton, os prefeitos passam por reuniões com os secretários Sérgio Cardoso (Articulação Política) e Tayrone Di Martino (Governo) que, juntamente com equipe responsável, tiram dúvidas e orientam sobre aspectos técnicos como elaboração do projeto, documentação necessária, adimplência e prestação de contas, exigências para que a prefeitura receba as demais parcelas do recurso.
Economia fortalecida
Prefeito de Nerópolis, Gil Tavares, afirma que nesse momento em que os municípios passam por dificuldades, a ajuda vai contribuir com a economia local, além da elevação da qualidade de vida dos moradores. “A população de Nerópolis agradece ao governador Marconi Perillo e ao vice-governador José Eliton por serem sensíveis às nossas dificuldades”, relata o prefeito. No município os recursos do convênio serão empregados na restauração da malha asfáltica, que segundo Tavares carece de reparos imediatos.
Em Nazário, cidade com cerca de 12 mil habitantes, os recursos serão utilizados para melhorar a qualidade do asfalto das vias urbanas, afirma o prefeito Valtuir Francisco Vieira, conhecido como Tuira. Ele, que está no início do seu primeiro mandato, avalia como fundamental o diálogo com o governo. “É por meio desse contato que são firmadas importantes parcerias e, com isso, conseguimos levar obras, benefícios e melhorar a qualidade de vida de nossos moradores”, alerta. O prefeito também acredita que, com esses recursos, a serem empregados no recapeamento das ruas, a economia do município será incrementada, com geração de empregos.
De acordo com o gestor de Campo Limpo de Goiás, Arivart Sousa, o Ari, com os recursos do convênio entre o governo estadual e a prefeitura será possível investir na construção e restauração do asfalto. Como as obras serão tocadas com maquinário próprio da prefeitura, o gestor acredita que a população ganhará, ainda, com a movimentação dos recursos, já que o dinheiro investido deve circular no comércio local. E agradece a parceria do governador Marconi e do vice, José Eliton. “Sem essa parceria não teríamos condições de realizar esses empreendimentos”, avalia.
Já o prefeito de Petrolina de Goiás, Dalton Vieira, que vai recapear o Centro e outros cinco bairros do município, afirma que já trabalha na elaboração do plano de trabalho para dar celeridade ao recebimento da verba junto ao tesouro estadual. Com esses investimentos espera “mudar a cara da cidade”, relata. Dalton reconhece a iniciativa do Estado em ajudar as prefeituras. “Esse é um governo que se preocupa com os municípios e a população reconhece”, pontua.