DestaquesMeio AmbienteNotícias

Governo de Goiás lança projeto de recuperação ambiental no Morro da Serrinha

Com plantio de 5 mil mudas em 4,3 hectares, iniciativa busca restaurar área degradada e terá acompanhamento técnico por três anos, garantindo a preservação da biodiversidade local.

O Governo de Goiás dará início, em 1º de setembro, ao plantio de 5 mil mudas de espécies nativas no Morro da Serrinha, em Goiânia, como parte do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD). A área a ser restaurada compreende 4,3 hectares, e o projeto contará com monitoramento técnico por um período de três anos. A empresa Ecovel Ltda, responsável pela execução do projeto, já realizou visitas técnicas ao local sob a supervisão da Secretaria-Geral de Governo do Estado (SGG). O contrato da empresa, vencedora do pregão eletrônico, é válido até 18 de junho de 2030.

Entre as ações programadas para este ano estão a limpeza da área, controle de formigas, preparo do solo, alinhamento e espaçamento, abertura de covas, plantio e adubação. O plantio das mudas, que ocorrerá ao longo de dois anos, será seguido de um acompanhamento técnico por três anos para garantir o sucesso da recuperação ambiental. O parque possui, ao todo, uma área de mais de 11 hectares.

Maria de Fátima Abreu da Silva Oliveira, gerente de Políticas e Programas da Região Metropolitana de Goiânia, destacou a importância do projeto para a recuperação do Morro da Serrinha, enfatizando o compromisso com a restauração ecológica e a sustentabilidade da área. Segundo ela, o contrato prevê que a manutenção e o monitoramento das ações sejam realizados ao longo dos próximos cinco anos.

A Ecovel Ltda será encarregada de manter a área em recuperação, o que inclui a reposição das mudas que não se desenvolverem adequadamente e a implementação de medidas para prevenir a morte das espécies plantadas. A empresa também deverá apresentar relatórios semestrais, acompanhados de fotografias, que comprovem o cumprimento de cada fase do projeto de recuperação ambiental, detalhando as atividades realizadas e os recursos empregados.

Além disso, anualmente serão adotadas medidas de prevenção contra incêndios e queimadas, com relatórios sendo enviados ao Ministério Público, como parte das exigências do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado durante a pandemia. Em 5 de junho deste ano, a Polícia Militar realizou a reintegração de posse do Morro da Serrinha, retirando as pessoas que ainda ocupavam a área para fins religiosos.

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!