NotíciasPolítica

Governo de Goiás apresenta Hecad no Congresso Brasileiro de Pediatria, no Rio Grande do Norte

Governo de Goiás apresenta Hecad no Congresso Brasileiro de Pediatria, no Rio Grande do Norte

Médicos e palestrantes de todo país têm a oportunidade de conhecer a unidade de saúde que dispõe de 124 leitos e já atendeu mais de 34 mil pacientes de Goiás e outros de estados

Do dia 03 a 07 de maio, o Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), unidade do Governo de Goiás, integra as atividades do 40º Congresso Brasileiro de Pediatria (CBP), em Natal (RN). O espaço de divulgação foi ofertado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), depois de uma visita feita pela presidente da entidade ao Hecad, no mês de abril.

“Fiquei impressionada com a sensibilidade dos gestores públicos de Goiás em construir esse grandioso hospital para assistir as crianças e adolescentes. Qualquer pediatra brasileiro gostaria de trabalhar no Hecad, pelas condições físicas, qualidade das equipes e pelo nível de tecnologia que a unidade já adquiriu”, disse Luciana Rodrigues Silva, presidente da SBP.

A equipe do Hecad está apresentando aos mais de quatro mil participantes do Congresso detalhes sobre a infraestrutura do hospital, que atualmente dispõe de 94 leitos de enfermaria e 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “O Hecad é um exemplo e modelo que precisa ser replicado em outros estados por ser um grande hospital do SUS completamente moderno, equipado e que conta com uma equipe de excelentes pediatras”, reforçou Luciana no estande do Hecad.

Para o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Sandro Rodrigues, o impacto de um hospital especializado como o Hecad na rede de saúde tem alcance regional e nacional, dada a vocação da unidade como referência em média e alta complexidade, ensino e pesquisa. “O Governo de Goiás tem buscado uma saúde integral e ampliada em pediatria, é um orgulho termos um hospital completo como o Hecad”, destaca.

Saúde da Criança
Médica gastroenterologista do Hecad e palestrante do Congresso, Marise Tofoli, falou da importância de representar a unidade hospitalar. “É com muito orgulho e honra que estamos aqui, onde temos a oportunidade de mostrar o nosso serviço, as especialidades pediátricas oferecidas à população e toda sua interface de atendimento com a equipe multidisciplinar para os pediatras do Brasil”.

A diretora técnica do Hecad, Cynara Porto, destacou que o 40º CBP é um espaço para troca de conhecimento e atualização dos pediatras e profissionais de saúde que integram o cuidado de crianças e adolescentes. “É uma oportunidade ímpar para nos atualizarmos por meio do acesso aos conteúdos mais recentes voltados à assistência hospitalar, ambulatorial, prevenção, promoção de saúde além de abordarmos temas como coberturas vacinais e recusa vacinal; neurologia pediátrica em tempos de endemias e pandemias modernas; saúde mental da criança e do adolescente, dentre outros”.

Referência

Inaugurado no dia 07 de fevereiro pelo governador Ronaldo Caiado, o Hospital está localizado no Parque Acalanto, em Goiânia. O pronto-socorro funciona ininterruptamente durante 24 horas em todos os dias da semana e oferta um parque de exames de imagem com a realização de tomografia, broncoscopia, endoscopia, colonoscopia, eletrocardiograma, ecocardiograma, raio X, ultrassonografia e exames de análise laboratoriais. A unidade é responsável pelo atendimento em média e alta complexidade, sendo referência em Goiás para casos moderados e graves de doenças em crianças.

O Hecad possibilitou também o aumento dos atendimentos ambulatoriais com 12 consultórios que funcionam das 7 às 19 horas, de segunda a sexta-feira, nas especialidades de cardiologia, pneumologia, alergia/imunologia, neurologia, endocrinologia, cirurgia pediátrica, gastroenterologia e outros. Outro importante serviço que é disponibilizado aos usuários do SUS é a operação de separação de gêmeos siameses, coordenada pelo cirurgião pediátrico Zacharias Calil.

O hospital também oferta atendimento especializado às crianças e adolescentes vítimas de violência física e sexual com o ambulatório e equipe altamente capacitada e formada por psicólogos, assistentes sociais e médicos com expertise e vivência nessa área. Já o Centro de Reabilitação de Fissuras Labiopalatinas (Cerfis) é parte estratégica da atenção ao paciente com lábio leporino e fenda palatina.

Foto: Monique Arruda
Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!