DestaquesNotícias

Governadores do Brasil Central visitam Goiás para discutir sobre Reforma Tributária e Marco Temporal

Caiado recebe governadores do Fórum do Brasil Central em Rio Quente nesta sexta-feira

Governador Ronaldo Caiado (UB), recebeu nesta sexta-feira (29), em Rio Quente, seis governadores de estados para falar sobre a Reforma Tributária, a Segurança Pública e o Direito à Propriedade com o Marco Temporal em meio ao evento. Os chefes de estados Ibaneis Rocha (MDB/DF), Carlos Brandão (PSB/MA), Eduardo Riedel (PSDB/MTS), Mauro Mendes (UB/MT), Marcos Rocha (UB/RO) e Wanderlei Barbosa (Republicanos/TO) fazem parte do plano de desenvolvimento econômico.

O evento foi promovido pelo Consórcio Brasil Central que reúne sete estados. O encontro teve início às 8h30, e foi realizado pelo anfitrião, Ronaldo Caiado, e pelo presidente do bloco, Mauro Mendes. A programação conta com quatro painéis que debaterão temas como oportunidades e desafios da região, reforma tributária, segurança pública e direito à propriedade.

No início do encontro, o Governador Ronaldo Caiado apresentou aos demais chefes de estado as tropas da Polícia Militar de Goiás alinhadas na entrada do hotel onde ocorreu a reunião. Quando questionado sobre a escolha de Rio Quente como local para sediar o debate, Caiado mencionou que desejava mostrar aos outros governadores uma cidade turística de seu estado, ressaltando o potencial turístico e as oportunidades de desenvolvimento econômico na região.

À entrada do evento, o Governador de Mato Grosso explicou aos jornalistas que a reforma tributária em tramitação no Senado Federal poderia reduzir a arrecadação dos estados, principalmente daqueles que são grandes produtores, com destaque para o setor do agronegócio.

“Os maiores estados perdedores são Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia. São estados com baixa população e grande capacidade de produção”, explicou Mauro Mendes. “No meu Estado, a expectativa de perda é de R$7 bilhões, o que poderá ser traumático se não houver compensação ou uma transição muito bem calculada”, acrescentou.

O Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, destacou a importância de alcançar uma solução benéfica para todas as unidades da Federação, mesmo com a expectativa de crescimento na arrecadação para o DF.

“A gente tem certeza que essa reforma ainda não está pronta para ser votada. Estamos conversando com os senadores no sentido de ter o menor impacto nas contas”, explicou Ibaneis. “A gente tem expectativa de aumento na arrecadação, mas isso tudo tem que ser debatido com os outros governadores. Não existe uma reforma que vai beneficiar um estado e prejudicar os outros”, completou.

Ao final do evento os governadores assinaram uma carta com as principais preocupações e pautas da região.

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!