Governador de Goiás inicia missão internacional na China para impulsionar acordos comerciais e investimentos
Ronaldo Caiado lidera comitiva goiana em uma viagem à China com o objetivo de consolidar parcerias comerciais e atrair investimentos para o estado. Acordos com grandes empresas, compartilhamento de tecnologias e perspectivas de instalação de fábricas estão entre os principais destaques da missão
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, deu início a uma missão internacional na China na última quarta-feira (1º) com o propósito de fortalecer a economia do estado por meio de acordos comerciais e atração de investimentos. A comitiva goiana passará por quatro cidades chinesas, incluindo Xangai, Shenzhen, Weifang e Pequim, onde estão programadas visitas a multinacionais e reuniões com líderes chineses.
Um dos principais destaques da missão é o investimento de R$3 bilhões da mineradora CMOC em Catalão e Ouvidor, que será formalizado em Xangai. Além disso, durante a estadia na cidade, está prevista uma visita ao Centro de Exposições de Planejamento Urbano local e à sede da Chint Power, onde será oficializada a instalação de uma filial da empresa em Itumbiara para a produção de medidores de água e células fotovoltaicas.
O governador Caiado expressou sua determinação em buscar experiências chinesas e desenvolver o estado de Goiás, enfatizando a importância de avançar nos acordos internacionais para gerar mais empregos e aumentar a renda da população.
Em Shenzhen, na sede da Huawei, está prevista a assinatura de um acordo de compartilhamento de tecnologias, envolvendo captação de imagens oftalmológicas em alta resolução e a produção de carros conectados à internet 5G. Também na mesma cidade, o governador buscará parcerias para avançar na eletrificação da frota de transporte público em reunião com executivos da BYD, uma das maiores fabricantes de veículos elétricos do mundo.
Na cidade de Weifang, a comitiva visitará a Weichai Group, uma empresa líder mundial na fabricação de motores elétricos para caminhões, com indícios de que possa instalar uma fábrica em Itumbiara.
A missão culminará com uma visita a Xiong’an, a capital da província de Hebei, onde o governador Caiado se encontrará com líderes locais chineses, incluindo a vice-governadora da província, Jin Hui. A expectativa é consolidar tratados que beneficiem ambas as partes, como o intercâmbio entre a Universidade Estadual de Goiás (UEG) e a Universidade de Hebei, formalizado anteriormente.
No retorno a Pequim, o governador assinará um acordo de cooperação com a Tsinghua University, focado em áreas como Mudanças Climáticas e Tecnologias Inovadoras. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento industrial de Goiás. Além disso, está prevista uma visita à CREC4, uma multinacional que atua em infraestrutura, mineração, construção civil, transportes e mercado imobiliário.
A comitiva goiana é composta por diversos membros do governo, incluindo a primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, e os secretários Adriano da Rocha Lima (Geral de Governo), Pedro Sales (Infraestrutura) e Joel de Sant’Anna Braga Filho (Indústria e Comércio). Além disso, empresários do estado estão se juntando à missão, com o objetivo de buscar novos investimentos para municípios goianos. A iniciativa representa um esforço significativo para impulsionar a economia de Goiás e fortalecer suas relações internacionais.