NotíciasPolítica

Escolas e organizações da sociedade civil de Goiás recebem cerca de 24 mil livros de literatura infantil do Leia com uma criança

Mais de um milhão de crianças de 659 municípios foram beneficiadas com o programa em 2022
Distribuição dos livros de literatura infantil da campanha focou em municípios que estão em situação de vulnerabilidade social e educacional
As secretarias municipais de Educação e OSC’s (organizações da sociedade civil) de Goiás receberam 12.064 kits literários do programa Leia com uma criança, do Itaú Social, totalizando 24.128 livros. As obras valorizam histórias, pessoas e culturas negras e indígenas.

Cada conjunto literário é composto pelos livros “De passinho em passinho: um livro para sonhar e dançar”, da Editora Companhia das Letrinhas, com texto de Otávio Júnior e ilustrações de Bruna Lubambo; e “A pescaria do curumim e outros poemas indígenas”, da Editora Panda Books, com texto de Tiago Hakiy e ilustrações de Taísa Borges.

As inscrições ocorreram entre os meses de agosto e setembro. As secretarias de Educação e OSC’s puderam solicitar um kit para cada criança matriculada ou atendida.

Pelo Brasil, a edição de 2022 da campanha alcançou mais de 1 milhão de crianças em 659 municípios, sendo que 74% deles (487) estão entre os mais vulneráveis do país, considerando indicadores relacionados à qualidade da educação, demografia e contexto social. Além disso, foram distribuídos 8.964 exemplares em formato acessível ou braile.

“Buscamos democratizar o acesso à leitura de qualidade para todas as crianças, especialmente as que residem em localidades mais vulneráveis. Por isso, fizemos uma força-tarefa para que pudéssemos chegar até esses municípios e levar a literatura infantil, reforçando o potencial do livro como agente transformador, capaz de proporcionar diálogos inspiradores entre adultos e crianças”, explica a gerente de Fomento do Itaú Social, Camila Feldberg.

Sobre o programa

Iniciado em 2010, o “Leia com uma criança” – antigo Leia para uma criança – já distribuiu cerca de 63,5 milhões de livros físicos gratuitamente. Foi o primeiro programa a receber o Prêmio Jabuti na categoria Fomento à Leitura. Seu objetivo é incentivar a leitura do adulto para e com a criança como uma oportunidade de fortalecimento dos vínculos e da participação ativa na educação desde a primeira infância.

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!