EntretenimentoNotícias

Escola municipal de Senador Canedo tem sessão de cinema com bate-papo sobre Setembro Amarelo  

Projeto Causando Arte levanta discussão sobre doenças como depressão, ansiedade e estresse com a presença de psicólogos e psicoterapeutas que vão conversar com adolescentes e pais_

A Escola Municipal de Senador Canedo, Abdon Ferreira de Carvalho, receberá uma sessão especial de cinema com exibição do filme Práxis, do diretor Eduardo Rosário, com atuação de Donato no Relato e Tallita Barbosa,  nesta sexta-feira (09/09), às 19h. Para contribuir com o momento, profissionais das áreas de psicologia e psiquiatria foram convidados para um bate-papo após a exibição, quando pais, alunos e comunidade poderão tirar dúvidas e entender um pouco sobre saúde mental, dentro da perspectiva da campanha do Setembro Amarelo.

A ação integra o projeto Causando Arte que está sendo realizado na escola pelo produtor artístico e rapper Donato No Relato, sob a assinatura do estúdio CausArt. Por isso, a exibição do filme ocorre paralelamente ao festival cultural que está descobrindo novos talentos em uma seleção de alunos que vão compor suas músicas e letras acompanhadas por Donato e professores.  Para a noite de cinema, já estão confirmadas as presenças de Elizabete Cristina Gomes de Oliveira, terapeuta sistêmica familiar, Suety Libia Alves Borges, professora, terapeuta e escritora  e a psicopedagoga Núbia Neres.

O curta-metragem aborda temas relevantes sobre saúde mental e servirá de apoio para discussão dentro da perspectiva do Setembro Amarelo, mês alusivo ao combate e a prevenção de doenças como depressão, ansiedade, estresse entre outros.  O assunto se tornou mais importante nos últimos anos com a crise de saúde pública causada pela pandemia da Covid-19, quando escolas se mantiveram fechadas e o isolamento social foi uma imposição mundial.  “O objetivo é que a arte seja inserida no dia a dia dessa comunidade. Temos adolescentes que nunca foram ao cinema nesta escola, e vamos proporcionar um pouco disso para eles, além de levantar um tema importante para essa geração”, pontua Donato.

A CausArt foi criada em 2019 com o propósito de levar projetos à sociedade que possam causar impacto social positivo, principalmente para crianças e jovens. Contudo, a pandemia acabou freando alguns planos que só agora estão sendo colocados em prática. “A Abdon Ferreira de Carvalho, que tem cerca de 1400 alunos, abriu suas portas para esse projeto e tem sido gratificante poder oferecer mais cultura e arte para eles”.

Além de rapper e produtor cultural, Donato No Relato é morador de Senador Canedo, empresário em Goiânia e vem de uma criação simples na região leste da capital do Estado. No filme Práxis ele interpreta Arthur, um dos três personagens do curta-metragem, além de assinar a trilha sonora com a música “Tá Tudo Bem”.

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!