Em Valparaíso, Prefeito sinaliza compromisso com os concursados
No ínicio desta semana, o prefeito Pábio Mossoró recebeu em seu gabinete a comissão dos aprovados no Concurso Público de 001/2014, que ainda não foram chamados.
Os concursados apresentaram pauta com assuntos emergenciais, como: cronograma de chamada; novas convocações; entrega de novas creches e escolas; complementação de horas dos servidores; criação do Centro de Línguas; situação dos contratos e comissionados; servidores cedidos; contrato temporário e seleção, entre outros assuntos relevantes.
Em conversa, o prefeito declarou que os concursados serão chamados conforme demanda, além disso, fez o compromisso de que em menos de 100 dias realizará uma nova chamada. “Se tem um déficit, vamos chamar os concursados. O direito é de vocês, no entanto, temos que ter o equilíbrio financeiro”, declarou.
O prefeito expôs ainda algumas ações já realizadas pela nova gestão como o enxugamento da máquina pública, para que os concursados que alcançaram a colocação sejam priorizados. “Vocês vão ter um prefeito parceiro, mas preciso que vocês tenham paciência. No ano passado a Prefeitura tinha quase 400 cargos comissionados e hoje a nova gestão trabalha com pouco mais de 100. As decisões serão tomadas a partir da primeira folha, pois os concursados chamados na 8º lista vão constar na folha a partir de agora. Temos que ver o equilíbrio”, ressaltou.
O prefeito relatou que as Secretarias Municipais de Educação e de Administração e Recursos Humanos, estão realizando modulação e reparando os servidores desviados de suas funções. Pábio aproveitou para esclarecer que o contrato temporário só existirá em casos emergenciais e conforme demanda de substituição, quando o servidor gozar de licença-prêmio, por exemplo.
Georgete Alencar, umas das porta-vozes do movimento, salientou que o grupo está confiante. “Até agora o prefeito não nos abandonou. Minha expectativa é grande, inclusive, vamos evitar manifestações. O prefeito deixou claro que todas as vezes que solicitarmos explicações, ele seria claro e transparente. Como ele está sendo amigo, nós também seremos amigos dele. É uma via de mão dupla, estamos aqui para cooperar e também sermos ajudados”, concluiu.
Cerca de 10 concursados participaram da reunião como representantes de uma pequena parte dos aprovados no concurso. O grupo fez registro de ata e agradeceu o apoio do Prefeito.
Foto: Sérgio Grant