NotíciasUtilidade Pública

Em clima de carnaval, Heapa promove palestra sobre infecções sexualmente transmissíveis

No período de carnaval sempre acende o alerta para os cuidados preventivos à saúde. Pensando nisso, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa) promoveu, no dia 14 de fevereiro (terça-feira), uma palestra sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), para os colaboradores administrativos e assistenciais da unidade.

Ministrada pela coordenadora do Programa de IST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia, Daniele de Oliveira Prates, detalhou os sintomas e como é feita a transmissão de cada uma das ISTs e os tipos de prevenção. “A sociedade ainda utiliza muito pouco os preservativos, até mesmo para evitar a gravidez indesejada, e muitos limitam sua utilização apenas à isso. O uso dessa proteção é a melhor maneira de se evitar as ISTs, incluindo o vírus do HIV/Aids, que pode ser transmitido durante a relação em até 94% dos casos”, alertou

Com o corredor todo decorado com o tema carnavalesco, Daniele ainda expôs que, em Aparecida, há testagem rápida e preservativos gratuitos disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). “Todas as pessoas sexualmente ativas devem realizar os testes rápidos para a detecção de HIV, sífilis, hepatites B e C, que são essenciais para a ampliação do acesso da população aos diagnósticos precoces e aos tratamentos. O teste fica pronto em trinta minutos, sem a necessidade de estrutura laboratorial”, disse.

A profissional falou ainda que, em caso de testes positivos para infecções sexualmente transmissíveis, existem os Serviços de Atendimento Especializado (SAEs), para o paciente ter acesso ao tratamento com profissionais especializados e dispensação de medicamentos para seus pacientes. “Há também o atendimento para Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), um novo método de prevenção à infecção, que consiste na tomada diária de um comprimido que impede que o vírus se espalhe pelo organismo, antes mesmo da pessoa ter contato”, enfatizou. Ao final, dúvidas ainda foram sanadas.

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!