EntretenimentoNotícias

Eles querem governar Goiânia, veja os prós e contras de cada candidato

Eles querem governar Goiânia
Em uma das campanhas mais disputada dos últimos anos, o Hora Extra mostra o que tem a oferecer cada um dos candidatos ao Paço. Iris Rezende está em primeiro, pois tem seu grande capital político, Waldir Soares perde musculatura e pode perder a segunda vaga em um provável segundo turno para Vanderlan. Adriana Accorsi tem um bom perfil, mas sofre grande rejeição.

Iris Rezende (PMDB)
Quem é? Três vezes prefeito da Capital, duas vezes governador, senador e ministro por duas vezes.
Principais propostas: Por ter uma ampla experiência no executivo, Iris Rezende não costuma apresentar muitas propostas concretas. É conhecido sempre por propor ou medidas messiânicas (quem não se lembra de resolver o problema do transporte em seis meses) e populistas (os velhos mutirões). Entretanto, sempre que esteve à frente da prefeitura foi bem avaliado, e seu legado sempre foi levar asfalto ao maior número de habitantes.
Ponto forte: Iris é um ícone da política, mesmo tendo garantido seu nome apenas no último dia, após uma rápida aposentadoria, já está em primeiro nas pesquisas. Suas conquistas, mesmo que acontecidas há quase 50 anos ainda são lembradas pelos goianienses.
Ponto Fraco: O ponto fraco de Iris é que é considerado por muitos um representante da política tradicional que, para muitos, é uma instituição falida. Não está ligado ao seu tempo, não empolga os jovens, e não passa mais confiança após desistir de desistir.
Expectativa: Pelas pesquisas, Iris não terá dificuldade em ir para o segundo turno. Tem público cativo e dificilmente perderá.

Adriana Accorsi (PT)
Quem é? Delegada da Polícia Civil, Deputada Estadual e filha do lendário Darci Accorsi
Principais Propostas: Ligada à segurança, Adriana tem propostas consistentes para a área da segurança, sabe das limitações dos municípios por causa da legislação, mas, como boa profissional sabe que é preciso investir na manutenção da cidade, na atenção à criança e adolescente e nos mais vulneráveis. Quer implementar o orçamento participativo.
Ponto Forte: Excelente profissional. Reconhecida como uma policial firme e rigorosa, mas, equilibrada e diplomática. Extremamente competente, chegou a ser a comandante geral da Polícia Civil. A corporação tende em votar e pedir votos para ela. Além de carregar o sobrenome Accorsi.
Ponto Fraco: Sua legenda, o PT está afundado em escândalos de corrupção e é a legenda com maior rejeição no País, sem contar que passa por um processo de cassação de registros no TSE. Além de ser a sucessora de Paulo Garcia, o pior prefeito que Goiânia já teve.
Expectativa: Apesar dos problemas, o PT sempre teve 20% de votos cativos na capital, pode haver uma perda, mas terá votos o suficiente para poder negociar um bom segundo turno.

Francisco Junior (PSD)
Quem é: Graduado em Direito e mestre em Desenvolvimento Urbano e Planejamento Territorial, foi secretário de planejamento, vereador, presidente da Câmara e agora é deputado estadual.
Principais Propostas: Francisco foi o responsável pelo Plano Diretor de Goiânia e tem como principal proposta efetivá-lo. Além de apoiar o empreendedorismo e o modelo de cidade compacta. Também é um grande entusiasta das indústrias.
Ponto Forte: Francisco Junior tem uma das maiores qualidades que um político pode ter: é sereno, equilibrado e discreto. Sua fama advém de seus serviços prestados não de sua personalidade, ou seja: não é um político vazio. Católico praticante, tem o apoio da igreja e também dos líderes de bairro. Com experiência conseguiu agregar partidos à sua volta e aparece dividindo a base de Marconi com Vanderlan.
Ponto Fraco: Sem o apoio integral da base e ainda pouco conhecido, Francisco terá pouco tempo para se tornar mais conhecido.
Expectativa: Francisco pode crescer em cima dos candidatos com muita rejeição, e pode se tornar um ponto da classe média mais equilibrada e exigente.

Vanderlan Cardoso (PSB)

Quem é: Empresário do ramo alimentício foi por duas vezes prefeito de Senador Canedo, cidade que passou por ma verdadeira transformação positiva. Deixou a cadeira com mais de 90% de aprovação.

Principais Propostas: Tendo sido um marco na gestão de uma cidade tão próxima a Goiânia, Vanderlan colhe os frutos e é considerado um bom gestor. Suas principais propostas são voltadas para o empreendedorismo, a manutenção e conservação da cidade, a questão dos impostos, e o social. Vanderlan tem como proposta planejar a longo prazo.

Ponto Forte: Vindo da iniciativa privada, sabe trabalhar com orçamentos. Tem o apoio da Senadora Lúcia Vânia e conseguiu fechar o apoio de Marconi. É evangélico, e conta com os votos dos fiéis. Outro trunfo é sua esposa, Izaura, que foi um marco no Serviço social de Senador Canedo. Vanderlan é calmo, educado, diplomático e não é afeito a baixaria.
Ponto Fraco: Vanderlan demorou a aceitar o apoio de Marconi e agora, para alguns parece forçado. Sua proximidade com Iris em duas campanhas também o deixou com o estigma de não confiável.
Expectativa: Vanderlan vem brigando pela vaga no segundo turno, em terceiro nas pesquisas tem uma curva ascendentes e propostas concretas. Há grandes chances de disputar com Iris Rezende.

Waldir Soares (PR)
Quem é: Delegado da Polícia Civil de Goiás e deputado federal
Principais Propostas: Como bom populista a propostas de Waldir se limitam a causar espanto e indignação, para ele, cultura é construir um grande Museu do Sertanejo, uma espécie de pecuária permanente nos arredores da cidade. Quer plantar pés de pequi pela cidade. Também quer construir uma chácara para internar usuários de drogas. Quem criar uma secretária para fazer crianças aprender a honrar pai e mãe e aprender a cantar o hino nacional. Também garante que acabará com a insegurança sem dizer como, e caso eleito, pretende convocar os moradores da cidade a pegarem vassoura para lavar a cidade.
Ponto Forte: Valdemar Costa Neto, o mensaleiro manda-chuva do PR, mandou o partido apoiar todos os candidatos a prefeito com chances. Dessa forma, o PR, segundo informações investirá milhões na candidatura.
Ponto Fraco: Apesar de ter sido bem votado em Goiânia o delegado deputado acumula desavenças na sociedade. Promove uma cruzada contra a imprensa livre, protagonizou cenas lamentáveis quando ofendeu um ativista, e perdeu o apoio dos partidos. Hoje, sua candidatura conta apenas com o nanico PMN. Além de não ter propostas concretas é considerado um populista demagogo.
Expectativa: Apesar de ter ficado e primeiro lugar, quando Iris não estava na disputa, Waldir vem perdendo fôlego e começa a crescer em rejeição. Waldir pode acabar nem indo para o segundo turno e seu apoio não fará diferença!

Djalma Araújo REDE
Quem é: Vereador com mais 5 mandatos, militante da esquerda
Principais Propostas: Djalma um esquerdista antigo, quer levar a bandeira do fim das terceirizações, tolerância zero com a corrupção e fazer uma política de prevenção forte no caso da insegurança. Também é um grande defensor da legalização do Uber.
Ponto Forte: Com seis mandatos como vereador, Djalma conhece a legislação goianiense como ninguém. Tem bom relacionamento com os vereadores, e tem uma forte base nos movimentos sociais.
Ponto Fraco: Vindo de um partido novo, com pouca capilaridade, Djalma divide a esquerda com o PT (seu ex-partido).
Expectativa: Apesar de não ter grandes chances de crescimento para poder chegar a m segundo turno, Djalma poderá ser um bom apoiador no segundo turno, afinal, tem bastante trânsito nos movimentos comunitários.

Flávio Sofiati (PSOL)
Quem é: Professor universitário
Principais Propostas: De esquerda radical as propostas de Flávio são voltada para o social, e para o combate contras as práticas antigas.
Pontos Fortes: O maior ponto forte de Flávio é o engajamento de sua militância nas redes sociais e seus programas de ocupação da cidade, o Se a Cidade Fosse Nossa.
Pontos Fracos: Desconhecido do grande público tende a ficar com os votos dos radicais.
Expectativa: Não agregará muito em um segundo turno, pois tem muita rejeição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!