O Dia Livre de Impostos (DLI), que acontece na próxima quinta-feira (6), é uma ótima oportunidade para economizar em diversos produtos e serviços. Em sua 18ª edição, o evento contará com a participação de lojistas de todo o Brasil, que oferecerão descontos de até 70% sem repassar o valor da tributação aos clientes.
A campanha, idealizada pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem), tem como objetivo conscientizar a população sobre a alta carga tributária no país. Segundo a CDL Jovem, o brasileiro paga em média 34,35% de impostos em seus produtos e serviços.
Entre os segmentos que já confirmaram participação no DLI estão casas de carnes, óticas, lojas de colchões, restaurantes, shoppings e postos de combustíveis. Em Goiânia, por exemplo, os consumidores poderão pagar R$3,91 pelo litro da gasolina, que atualmente é comercializado por R$5,97 na maioria dos postos da capital.
“Essa é a maior campanha brasileira sobre o impacto dos tributos na vida do cidadão”, afirma Eberth Motta Júnior, presidente da CDL Jovem de Goiânia. “Neste ano, o projeto ganhou mais força em função da aprovação da reforma tributária. Logo teremos uma noção mais clara de quanto os brasileiros pagarão de IVA. Será que teremos a maior taxa do mundo?”, questiona.
Motta Júnior também ressalta que o DLI é uma forma de pressionar o governo a reduzir a carga tributária no país. “Os impostos no Brasil são muito altos e precisam ser reduzidos. O DLI é uma forma de mostrar ao governo que a população está cansada de pagar tanto imposto”, diz.
Para participar do DLI, basta consultar o site da CDL Jovem (https://dialivredeimpostos.org.br/localizacao/) e buscar pelos estabelecimentos participantes em sua região.