Goiânia, 27 de julho de 2023 – O Dia dos Pais deste ano deve ter mais consumidores com nome limpo indo às compras, ajudando o comércio a movimentar R$ 26,94 bilhões em vendas em Goiás e no restante do Brasil. É o que avalia a FCDL-GO (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Goiás). Segundo a entidade, 18% dos consumidores que presentearam em 2022 ficaram negativados, mas 8% deles já limparam o nome, retomando o acesso a crédito, para compras a prazo.
A análise da FCDL-GO é feita com dados de pesquisa da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), em parceria com a Offerwise Pesquisas. “A queda na inadimplência é fundamental para impulsionar as vendas no comércio, que, em sua maioria, acontecem por cartão de crédito, crediário e outras modalidades de pagamento que dependem da positivação do consumidor no mercado”, explica o presidente da FCDL-GO, Valdir Ribeiro.
De acordo com a pesquisa, 68% dos consumidores pretendem comprar presentes no Dia dos Pais este ano. Na prática, isso significa que aproximadamente 110,5 milhões de pessoas devem presentear seus entes queridos no segundo domingo de agosto, um aumento numérico de 8,7 milhões na estimativa deste ano, quando comparado ao ano passado.
“A primeira data comemorativa do segundo semestre funciona como um termômetro para o setor, que acompanha as tendências de compra dos consumidores para as festas de final de ano. A pesquisa traz ânimo para o setor, uma vez que aponta que os consumidores deverão gastar mais este ano”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.
A pesquisa aponta ainda um crescimento no número de pessoas que pretendem gastar mais em 2023. De acordo com os entrevistados, 36% pretendem gastar mais que em 2022 (com destaque entre os homens), 35% o mesmo valor e 17% querem gastar menos (queda de 9 pontos percentuais frente a 2022, sobretudo as mulheres e classes C/D/E). O valor médio dos gastos será de R$ 244 ao todo.
Itens de vestuário lideram o ranking de presentes
Oito em cada dez consumidores (76%) pretendem pesquisar preços para economizar antes de fazer as compras do Dia dos Pais, sendo que a maioria utilizará sites (72%), shopping (41%) e redes sociais (38%). Para 67% dos entrevistados que fizeram compras na data em 2022, os produtos estão mais caros este ano; 29% acreditam que estão na mesma faixa de preço; e 4% que estão mais baratos.
Assim como no ano passado, as roupas correspondem à maior parte das intenções de compra para a data (52%), seguidas de perfumes e cosméticos (34%), calçados (34%) e acessórios (24%), como meias, cinto, óculos, carteira e relógio.
A grande maioria dos consumidores (76%) pretende pagar o presente à vista, principalmente no PIX (30%) e no dinheiro (24%). Por outro lado, 37% têm intenção de pagar parcelado, com destaque para o cartão de crédito (33%). Em média, serão feitas 4,2 prestações, com crescimento de 0,5 frente a 2022.
Lojas físicas serão os principais locais de compras
A maioria dos entrevistados (74%) pretende realizar suas compras nos canais físicos, principalmente em shoppings centers (31%), nos shoppings populares (17%) e lojas de departamento (16%). Mas 39% pretendem realizar as compras pela internet, sobretudo em sites (73%), aplicativos (70%) e Instagram (22%).