O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) realizou mais 6 mil abordagens durante a Operação Carnaval, realizada de 9 a 13 de fevereiro deste ano. Foram realizadas ações educativas e de fiscalização na Região Metropolitana de Goiânia. Só nas blitzes da Balada Responsável, 70 pessoas foram autuadas em flagrante por beber e dirigir.
As equipes da Balada Responsável abordaram 445 veículos. Nas ações, foram autuados ainda 37 pessoas que dirigiam sem a habilitação, além das 70 que tiveram o veículo retido e foram autuadas por dirigir sob a influência de bebidas alcoólicas. O programa Balada Responsável, desenvolvido pelo Detran-GO, atua com foco na sensibilização dos condutores para os riscos da combinação de álcool e direção e no cumprimento da Lei Seca.
Nas ações educativas, 5.350 pessoas foram abordadas e receberam orientações sobre a importância do uso do cinto de segurança, os perigos da ultrapassagem em local proibido e os riscos da combinação de álcool e volante.
A Operação Carnaval é uma soma de esforços entre o Detran-GO, Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Militar, por meio do Batalhão de Trânsito, além da Guarda Civil Metropolitana, com o intuito de sensibilizar os condutores a respeitarem as leis de trânsito, prevenindo acidentes e preservando vidas.
De acordo com o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, apesar dos esforços da educação e da fiscalização muitas pessoas ainda perderam a vida em acidentes de trânsito. “Lamentavelmente, tivemos casos impactantes envolvendo três pessoas da mesma família, inclusive, uma criança. Nenhuma morte no trânsito é tolerável”, pontua Delegado Waldir.