DestaquesNotícias

Deputado Gugu Nader Prepara-se para Celebrar o Dia Estadual do Pequi em Goiás com um Festival Memorável

Ao todo, serão feitos 700 quilos de arroz e 5 mil quilos de pequi, e o público presente poderá desfrutar dessa iguaria peculiar da região, de forma gratuita

O deputado Gugu Nader está prestes a ver sua iniciativa se tornar realidade após a aprovação do projeto de lei, de sua autoria, que institui o Dia Estadual do Pequi em Goiás. Essa data significativa, a ser celebrada no dia 23 de outubro, homenageia o pequi como um ícone da culinária regional e um elemento unificador das tradições locais, enraizado na cultura e na identidade goiana.

Para marcar essa ocasião especial, os deputados Bruno Peixoto (UB) e Gugu Nader (Agir) promovem, nesta segunda-feira, 23 de outubro, o que tem sido denominado o “maior festival de pequi do Brasil”. No evento, que será realizado na Praça da Juventude, no Jardim das Aroeiras, em Goiânia, a partir das 18 horas, será oferecido aos participantes pratos preparados à base de pequi, além do tradicional “Panelão do Gugu”, a grande atração da festa. O objetivo é que o evento seja certificado pelo Guinness Book como o “maior arroz com pequi do mundo”. Haverá, também, atrações musicais. A iniciativa é um reforço do compromisso dos parlamentares com a promoção da cultura goiana.

O festival de pequi é uma oportunidade imperdível para os amantes da culinária de Goiás e para aqueles que desejam experimentar o sabor autêntico do Cerrado. Genuinamente goiano, o festival visa celebrar o Dia Estadual do Pequi, projeto pioneiro em Goiás proposto por Gugu Nader e sancionado pelo governador Ronaldo Caiado (UB) no mês de agosto.

O presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto, diz que, além de valorizar a culinária regional, o evento também fortalece a identidade cultural de Goiás a partir de uma das principais iguarias do Cerrado e da gastronomia goiana. “Uma festa linda, com sabor especial e que, sem dúvidas, une todo o povo goiano. Celebrar o Dia do Pequi é celebrar a nossa rica culinária, valorizar a nossa identidade cultural e, claro, proporcionar também entretenimento, alegria e diversão para a nossa gente.”

Em busca de recordes
O “Panelão do Gugu” visa estabelecer dois recordes mundiais simultâneos neste evento: a criação do Maior Panelão Móvel e a produção do Maior Panelão de Pequi. O RankBrasil, entidade responsável por estabelecer os recordes no país, estará presente no evento, representado pelo diretor Luciano Cadari, que tem o papel de assegurar todas as diretrizes e requisitos necessários para o registro oficial dos recordes.

Ao todo, serão feitos 700 quilos de arroz e 5 mil quilos de pequi, e o público presente poderá desfrutar dessa iguaria peculiar da região, de forma gratuita.

Além do “Panelão do Gugu”, os visitantes do festival, que terão entrada franca, poderão degustar uma ampla variedade de pratos típicos preparados por chefs locais e acompanhar apresentações musicais com diversos artistas. Entre as principais atrações que subirão ao palco da festa estão a dupla sertaneja João Lucas e Marcello, o cantor Leo Nascimento, a Banda Casa de Leis, o DJ Wam Baster e artistas regionais.

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!