Em 2023, o Programa Pra Ter Onde Morar entregou para famílias goianas 1.037 casas a custo zero. Nesta sexta-feira (22/12), o vice-governador participou da cerimônia de entrega de 130 moradias nas cidades Edealina, Palmelo e São Miguel do Passa Quatro
A política habitacional implementada pelo Governo de Goiás faz o resgate da dignidade para as famílias em situação de vulnerabilidade, segundo avaliação do vice-governador Daniel Vilela. De acordo com ele, o programa “Para Ter Onde Morar”, que só neste ano fez a entrega de mais de mil casas a custo zero, tem mudado a vida dos goianos. Ele ainda enfatizou que as moradias ganham um significado ainda mais expressivo em razão da chegada do natal.
“A garantia de um teto é o presente mais valioso que se pode receber”, disse o vice-governador, em referência a entrega de 130 casas feitas nas cidades de Edealina, Palmelo e São Miguel do Passa Quatro, nesta sexta-feira (22/12). Ao lado do governador Ronaldo Caiado, Daniel Vilela declarou que a entrega de casas a custo zero é uma demonstração clara do comprometimento do Governo de Goiás em promover melhorias significativas na qualidade de vida da população.
Daniel Vilela ressaltou que o programa Pra Ter Onde Morar, coordenado pela Agência Goiana de Habitação (Agehab), se consolidou como o melhor programa de combate ao déficit habitacional do Brasil. “Não há nada parecido em outro estado. Pode falar com seus amigos e familiares que moram fora de Goiás. Pode pesquisar na internet. É só aqui, no nosso estado, que casas são entregues sem nenhuma contrapartida financeira dos beneficiários. Ao terminar a entrega das chaves, vocês já receberão os documentos dos imóveis”, explicou o vice-governador, durante entrega de 30 casas na cidade de Palmelo.
Segundo a Agehab, cada moradia teve custo médio de R$ 127 mil para o Estado. Os recursos foram viabilizados pelo Fundo de Proteção Social de Goiás (Protege). “São casas de altíssima qualidade. Feitas com o que há de melhor, sempre sob a orientação e cobrança do nosso governador. Essas, são moradias para famílias que precisam e feitas do jeito que elas merecem”, sublinhou Daniel Vilela aos discursar para as 50 famílias beneficiadas, na cidade de São Miguel do Passa Quadro.
Secretário de Infraestrutura, Pedro Sales, explicou que o Programa “Pra ter Onde Morar” é voltado à população do interior, que por décadas foi negligenciada em programas habitacionais. “Agora, temos uma iniciativa séria, com impacto e que traz dignidade”, ressaltou. “Caiado trata com carinho, zelo e dedicação a moradia para as famílias goianas. É uma referência no que é proteção social para o Brasil”, garantiu o presidente da Agehab, Alexandre Baldy.
Homenagem a Iris Rezende
O ex-governador e ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende, que faleceu em 2021, completaria 90 anos nessa sexta-feira (22/12). Seu legado e memória foram homenageados por Daniel Vilela, durante as solenidades de entregas de casas a custo zero. O vice-governador lembrou que o líder político foi precursor na implementação dos programas habitacionais, em Goiás.
“Quis Deus que hoje estivéssemos aqui, fazendo a entrega de casas e podendo homenagear aquele que foi o político que mais se destacou nos programas habitacionais, que foi o Iris Rezende. Fico feliz em ver que, depois de tantos anos e tantos governos, o governador Ronaldo Caiado resgata essa política que garante a casa própria aos goianos, tudo de forma muito responsável e da maior qualidade”, disse o vice-governador em seu discurso na cidade de Edealina, onde foram entregues 50 unidades habitacionais.
Fotos: André Costa e Jota Eurípedes
Vice-governadoria | Governo de Goiás