NotíciasSaúde

Conheça os principais tipos de tumores ósseos

De acordo com o American Cancer Society, os tumores ósseos representam menos de 1% de todos os cânceres. Embora raro, ele pode ser agressivo. Ficar atento a sinais diferentes do corpo – como dor nos ossos, inchaço nas articulações e facilidade para fraturas – é fundamental para chegar ao diagnóstico precoce e aumentar o sucesso do tratamento.

Dra. Angela Soares, médica radiologista da Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI), lista os principais tipos de tumores que afetam os ossos.

Osteossarcoma

O osteossarcoma é o tipo mais frequente de tumor ósseo primário em geral, e, por se iniciar nas células ósseas, acomete principalmente pessoas com idades entre 10 anos e 30 anos, sendo a maior incidência em homens.

Esses tumores se desenvolvem com mais frequência em ossos dos braços, pernas e pelve. Sendo a queixa mais comum entre os pacientes com osteossarcoma a dor, podendo estar ou não associada a massas de partes moles como o joelho, uma das principais regiões de incômodo. Ao decorrer do tempo, a doença tende a progredir de forma a interromper as atividades diárias.

Condrossarcoma

Mais frequente em adultos e idosos, o condrossarcoma é o tumor maligno primário do osso, originado de células cartilaginosas. Com evolução extremamente lenta, esse tumor afeta os ossos das cinturas pélvica e escapular e os ossos longos, particularmente fêmur e úmero. Os sintomas incluem dor e aumento do volume local.

Como a maioria dos tumores apresentam desenvolvimento lento, existe uma menor chance de metástase quando diagnosticado rapidamente. Raramente acomete pessoas com idade inferior a 20 anos.

Tumores de Ewing

Considerado um dos cânceres mais frequentes em crianças, adolescentes e adultos jovens, os tumores de Ewing são encontrados com regularidade na pelve, parede torácica, ossos das pernas e dos braços. Pessoas do sexo masculino são mais propensas a desenvolver a doença, que raramente acomete indivíduos com mais de 30 anos.

Manter um estilo de vida saudável e acompanhamento médico para diagnóstico precoce são os primeiros passos para combater o câncer ósseo. “Quando há suspeita de alguma doença nos ossos, o médico recorrerá a exames de imagens que ajudarão a identificá-la e a definir o melhor tratamento”, explica Dra. Angela Soares. As opções terapêuticas podem assumir diferentes abordagens, utilizando quimioterapia e radioterapia. Em alguns casos, há necessidade de cirurgia para a retirada do tumor.
Sobre a FIDI

Fundada em 1985 por médicos professores integrantes do Departamento de Diagnóstico por Imagem da Escola Paulista de Medicina — atual Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) –, a FIDI é uma Fundação privada sem fins lucrativos que reinveste 100% de seus recursos em assistência médica à população brasileira, por meio do desenvolvimento de soluções de diagnóstico por imagem, realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão médico-científica, ações sociais e filantrópicas. Com 2.065 colaboradores e um corpo técnico formado por mais de 400 médicos, a FIDI está presente em 77 unidades de saúde nos estados de São Paulo e Goiás, e é a maior prestadora de serviços de diagnóstico por imagem do SUS, realizando aproximadamente 5 milhões de exames por ano, entre ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, mamografia, raios-X e densitometria óssea.

A Fundação também trabalha na proposição de soluções inovadoras para a saúde pública, como o sistema de análise de imagens de tomografia computadorizada por inteligência artificial, e participou da primeira Parceria Público-Privada de diagnóstico por imagem na Bahia. Por duas vezes, a FIDI recebeu o prêmio Referências da Saúde 2019 e 2020, na categoria Qualidade Assistencial, e por três vezes foi medalhista em desafios internacionais de aplicação de inteligência artificial no diagnóstico por imagem, propostos na conferência anual da Sociedade Norte-Americana de Radiologia, considerado o maior congresso do setor no mundo. Ao final de 2020, a Central de Laudos da FIDI obteve a certificação ISO 9001:2015 de Gestão da Qualidade, pela International Organization for Standardization e, em 2021, recebeu o selo de “Excelente Empresa Para se Trabalhar” (GPTW).

 

Contato Imprensa | Máquina CW

Melina Lozano

melina.lozano@maquinacohnwolfe.com

(11) 998343-3334

 

Maria Eduarda

maria.eduarda@maquinacohnwolfe.com

(11) 97483-5117

 

Tiago Varella

tiago.varella@maquinacohnwolfe.com

(11) 98602-0004

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!