Notícias

Comissão de educação realiza visita em escolas militarizadas de Indiara

Presidida pelo deputado Talles Barreto (PSDB), a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás visitou na manhã da última sexta-feira (29), duas escolas municipais de ensino fundamental militarizados em  Indiara.

A visita foi proposta em conjunto pelo presidente e vice-presidente, deputado Coronel Adailton com o objetivo de compartilhar informações para que a experiência possa ser levada para outras cidades do Estado. A comitiva, composta de parlamentares e membros da comissão, foi recebida pelo prefeito de Indiara, Divino Marques de Sousa, conhecido por Divino Sabor da Terra, pelo presidente da Câmara local, Jean Castro, além de outras autoridades, estudantes e professores.

A Escola Militarizada Olavo Bilac foi a primeira a ser visitada e a funcionar no sistema militarizado há pouco mais de um ano. Após a execução do hino nacional pela banda militar do município, os pequenos estudantes entraram em formação no pátio para saudar as autoridades presentes. Ao encerramento da cerimônia, os visitantes acompanharam as crianças até as salas de aula para conferir de perto como era a experiência delas.

O deputado Talles Barreto pontuou que o intuito da visita era buscar, através da Assembleia e da Comissão, algum projeto que possa contribuir para a implantação de outros colégios militares em municípios goianos. “Isso pode acontecer, por exemplo, com os militares que estejam na reserva e que tenham interesse em participar das escolas. Coronel Adailton tem um trânsito muito bom entre a classe e pode dar uma grande contribuição nesse processo”, declarou.

Talles ressaltou que “Goiás tem mais de 60 colégios militares que são referência para o Brasil. As famílias cobram a implantação de mais escolas militares. Elas querem que seus filhos possam aprender a ser mais disciplinados. O Colégio Militar tem uma coisa muito bacana. Ele exige a participação dos pais. Cobra dos pais que, em vez de assistir TV, deve sentar com seus filhos para ensinar um tarefa”, disse.

Coronel Adailton reforçou que os municípios podem contar com sua colaboração para implantar colégios militares. “O primeiro requerimento que apresentei em Plenário foi um solicitação para que o governo do Estado, através de convênio ou termos de cooperação, possa colocar à disposição dos municípios policiais e bombeiros militares da reserva remunerada”, disse. O parlamentar afirmou que estes oficiais vão contribuir para levar às escolas de ensino fundamental  1 e 2 a mesma qualidade que o Estado já conta nos colégios de segundo grau.

Como diferenciais do novo sistema militar das escolas do município, o prefeito Divino Sabor da Terra apontou o ensino de música e outras práticas que estão tornando as crianças mais disciplinadas. Ele afirma que o nível de aprendizagem já melhorou bastante em pouco mais de um ano. “Os efeitos são visíveis. Já mudou o conceito de educação na cidade. Estamos com problema de vaga, pois agora todos querem matricular seus filhos na escola municipal. Mas, esperamos solucionar isto em breve. Além das duas escolas em que já implantamos o sistema, no ano que vem, teremos a terceira”, anunciou.

O secretário municipal de Educação, Teófilo Bispo, se diz orgulhoso ao lembrar  que a Olavo Bilac é a primeira escola municipal de nível fundamental do País a ser militarizada. “Até então existia o modelo estadual, que contempla o nível fundamental 2 e o ensino médio. Mas com alunos com idade a partir de seis anos, é inédito e pioneiro. Ele faz questão de ressaltar que tudo está sendo custeado com recursos próprios, por isto parcerias com o governo estadual ou federal serão bem vindas.

A coordenadora pedagógica da escola Olavo Bilac, Rosa Helena, elogiou a iniciativa do prefeito Divino pela implantação do novo sistema e ressaltou que os militares não fizeram qualquer interferência no projeto pedagógico da escola. Ela garantiu que, pelo contrário, agora os estudantes contam com melhores condições de aprendizagem. “O que estava faltando era disciplina para implantar o projeto. E agora nós temos isto”, disse ela.

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!